24ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo / Festival do Rio BR 2000



Pedro Costa filma No Quarto de Vanda com sua câmara digital

24ª MOSTRA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO

02/11
Morte aos Cinéfilos!! Viva os Cinólatras!!,
por Eduardo Valente

01/11
O Que Faremos Com Nossos Velhos?,
por Ruy Gardnier

31/10
5 Anos de Motivos para ir ao Rio e a São Paulo,
por Eduardo Valente

30/10
Manifesto pelo Poder (al)Químico da Película, Ainda,
por Eduardo Valente

29/10
A Asfixia da Beleza e a Ausência do Belo
(Oliveira, Monteiro, Wong Kar-wai)
,
por Ruy Gardnier

27/10
Alguma coisa acontece entre dois quarteirões,
por Eduardo Valente

25/10
A Política das Nacionalidades, versão SP,
por Eduardo Valente

23/10
Rio-SP, itinerário do cinema mundial
(19-21 out 2000)
,
por Ruy Gardnier

FILMES

Addangaman, de Roger Gnoan M´bala (Costa do Marfim, 2000)

Alameda do Sol, de Leander Haussmann (Alemanha, 1999)

Além do Oceano, de Tony Pemberton (EUA, 2000)

Alta Fidelidade, de Stephen Frears (EUA, 1999)

Amores Perros, de António González Iñarratu (México, 2000)

O Atirador do Regimento Vorochilov, de Stanislav Govoruchin (Rússia, 1999)

O Caminho de Casa, de Zhang Yimou (China, 1999)

Crazy English, de Zhang Yuan (China, 1999)

Dançando no Escuro, de Lars Von Trier (Dinamarca, 2000)

O Dia em Que me Tornei Mulher, de Marziyeh Meshkini (Irã, 2000)

Dolce, de Alexander Sokurov (Rússia/Japão, 1999)

Djomeh, de Hassan Yektapanah (Irã, 2000)

Doce Agonia, de Ali-Reza Davudnezhad (Irã, 1999)

A Enfermeira Betty, de Neil LaBute (EUA, 2000)

Entre as Estrelas, de Chang Wai-hung (Hong Kong, 1999)

O Fantasma, de João Pedro Rodrigues (Portugal, 2000)

Fast Food, Fast Women, de Amos Kollek (EUA/Itália/França, 1999)

O Filho de Jesus, de Allison McLean (EUA, 2000)

Final Feliz, de Ji-Woo Jung (Coréia do Sul, 1999)

Gotas d'Água sobre Pedras Escaldantes, de François Ozon (França, 1999)

Jonas e Lila, 25 Anos Depois, de Alain Tanner (Suíça, 2000)

Leste/Oeste, de Régis Wargnier (França, 1999)

Meu Transumano, de Eric Kint (Bélgica, 2000)

Pantaléon e as Visitadoras, de Francisco Lombardi (Peru, 1999)

Paraíso – Sete Dias com Sete Mulheres, de Rudolf Thome (Alemanha, 1999)

Pele de Homem, Coração de Besta, de Helène Angel (França, 1999)

Poucas e Boas, de Woody Allen (EUA, 1999)

Priíncipes e Princesas, de Michel Ocelot (França, 2000)

Uma Semana na Vida de um Homem, de Jerzy Stuhr (Polônia, 1999)

O Silêncio Depois do Tiro, de Volker Schlöndorff (Alemanha, 1999)

O Sonho de Rose - 10 Anos Depois, de Tetê Moraes (Brasil, 2000)

Tesoro Mio, de Sergio Bellotti (Argentina, 1999)

Time Code, de Mike Figgis (EUA, 2000)

Vatel, de Roland Joffé (França/Inglaterra, 2000)

A Viúva de Saint-Pierre, de Patrice Leconte (França, 1999)


FESTIVAL DO RIO BR 2000

19/10
2000 Festivais do Rio BR,
por Eduardo Valente

18/10
Como não assisti a nenhum filme oriental
ou "Lars Von Trier É Deus"
,
por Fernando Veríssimo

17/10
Edward Yang contra o
(pior) cinema contemporâneo
,
por Ruy Gardnier

16/10
Inquietude
acerca da mostra de vídeo Geração Futura
,
por Felipe Bragança

13/10
O Cinema Faz Política (II):
Rosetta e os irmãos Dardenne
,
por Ruy Gardnier

12/10
O Cinema Faz Política (I): Gillo Pontecorvo,
por Ruy Gardnier

11/10
Polyester – um filme bem intencionado,
por João Cabral Mors

10/10
Em Torno de Lars Von Trier,
por Ruy Gardnier

09/10
Duas ou Três Coisas Que Eu Sei Dele (O Filme)
a propósito da restauração de O Padre e a Moça
,
por Daniel Caetano

08/10
Queridinhos do Papai,
por Eduardo Valente

07/10
Brevíssima História dos Festivais,
por Eduardo Valente

06/10
Treze dias viajando pelas telas,
por Ruy Gardnier e Juliano Tosi

 

FILMES

Alta Fidelidade, de Stephen Frears (EUA, 1999)

Amores Perros, de António González Iñarratu (México, 2000)

Anésia – Um Vôo no Tempo, de Ludmilla Ferrolla (Brasil, 2000)

Banhos, de Zhang Yang (China, 1999)

Bom Trabalho, de Claire Denis (França, 2000)

O Caminho de Casa, de Zhang Yimou (China, 1999)

Carisma, de Kiyoshi Kurosawa (Japão, 1999)

Celebridades, de Woody Allen (EUA, 1998)

Dançando no Escuro, de Lars Von Trier (Dinamarca, 2000)

De Mulheres e de Mágica, de Claude Miller (França, 1999)

Depois da Chuva, de Takashi Koizumi (Japão, 1999)

17 Anos, de Zhang Yuan (China, 1999)

A Enfermeira Betty, de Neil LaBute (EUA, 2000)

A Essência da Paixão, de Terence Davies (Inglaterra, 2000)

Fast Food, Fast Women, de Amos Kollek (EUA/Itália/França, 1999)

Fidelidade, de Andrzej Zulawski (França, 2000)

Fuckland, de José Luiz Marquez (Argentina, 2000)

Gente Famosa, de Griffin Dunne (EUA, 2000)

A Humanidade, de Bruno Dumont (França, 1999)

O Jardim das Cerejeiras, de Michael Cacoyannis (Chipre/França/Grécia, 1999)

Leste/Oeste, de Régis Wargnier (França, 1999)

A Maja Desnuda, de Bigas Luna (Espanha, 1998)

Minazuki, de Rokuro Mochizuki (Japão, 1999)

Minha Cidade, de Yousri Nasrallah (Egito/França, 1999)

8½ Mulheres, de Peter Greenaway (Inglaterra, 1999)

Pantaléon e as Visitadoras, de Francisco Lombardi (Peru, 1999)

Peppermint, de Costas Kapakas (Grécia, 1999)

O Pequeno Ladrão, de Erick Zonca (França, 1999)

Poucas e Boas, de Woody Allen (EUA, 1999)

A Prisioneira, de Chantal Akerman (França/Bélgica, 2000)

O Que Tem Para o Jantar?, de Gurinder Chadha (EUA/Inglaterra, 2000)

Rosetta, de Luc e Jean-Pierre Dardenne (Bélgica, 1999)

Sexo, Pudor e Lágrimas, de Antonio Serrado (México, 1999)

O Silêncio Depois do Tiro, de Volker Schlöndorff (Alemanha, 1999)

Sexo e Poder – Histórias de Alcova, de Christine Richey (Canadá, 1999)

Time Code, de Mike Figgis (EUA, 2000)

Tuvalu, de Veit Helmer (Alemanha/Bulgária, 1999)

Vatel, de Roland Joffé (França/Inglaterra, 2000)

Vidas, de Alain Cavalier (França, 2000)

As Virgens Suicidas, de Sofia Copolla (EUA, 1999)

A Viúva de Saint-Pierre, de Patrice Leconte (França, 1999)

 

GENTE DA SICÍLIA, de
Jean-Marie Straub e Danièle Huillet

Gente da Sicília

Ruy Gardnier

Conversas na Sicília (fragmentos)

Elio Vittorini