Rosetta,
de Luc e Jean-Pierre Dardenne


Rosetta, Bélgica, 1999

O que Rosetta tem de mais instigante é a forma como Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne conseguiram entrelaçar o que seria mais um drama político-social com o que poderia ter sido só mais um drama sobre a solidão e a melancolia contemporânea. Mesclando crítica severa a uma sensibilidade extremada para com sua personagem, os diretores conseguiram criar uma dimensão de perplexidade e angústia que, se não propõe respostas prontas, consegue fazer emergir com toda a força a necessidade da busca por mudanças... Não é preciso um discurso panfletário, não é preciso qualquer diálogo que tente interpretar a realidade. Com a crueza de sua objetividade-subjetivada, J.-P. e L. Dardenne fazem um filme-registro que incomoda e remexe com o mais frio dos espectadores.

A câmera persegue Rosetta, não lhe deixa sozinha um só instante – todo o filme é Rosetta, tudo o que importa ali é Rosetta, por que é de Rosetta que estamos falando... Sobre as pequenas tristezas e alegrias de sua vida, de sua qualidades e defeitos, de suas manias e costumes... Todo filmado com a câmera na mão, Rosetta não tem sequer um plano ponto-de-vista ou montagens campo-contracampo... É como se o olhar tivesse ali um imediatismo, como se fosse impossível parar o olhar imerso naquele turbilhão no qual a personagem (como no lago de lama movediça) quase se afoga...

Mas não é só na forma que está o valor do filme – também no roteiro essa dimensão se estabelece: construído em diálogos e silêncios exatos, em um ritmo asfixiante e premiado com um belíssimo e surpreendente final... A interrupção do ato do suicídio, a interrupção do filme no meio de um suspiro de Rosetta, serve para projetar a narrativa para além do filme, para romper o espaço fílmico e lançar a questão para além da sala de projeção... O filme não se fecha por que não se trata de encontrar uma resposta ou de se decretar a tragédia inevitável... Mas de fazer da angústia daquelas imagens uma ferramenta político-social de questionamento e interesse do espectador por aquela realidade social microcósmica... Não se trata de pena, Rosetta não é uma mártir; se trata, sim, de encarar a dura realidade vivida por indivíduos muitas vezes esquecidos por quem vive além da redoma de vidro da mídia institucional, além do aquário farsesco que é o mundo cult-pop de um festival de Cinema...

Rosetta é, sem dúvida, um filme incômodo, e por isso mesmo se presta ao que se pretende. Um dos grandes filmes deste Festival e que merece ser analisado com mais calma em um outro momento.

Felipe Bragança