Artigos


PRESERVAÇÃO, RESTAURAÇÃO E DIFUSÃO

Artigos

Preservação

Hernani Heffner

Diagnóstico do cinema brasileiro

Hernani Heffner

Filmes brasileiros considerados perdidos
(ou prestes a sê-lo)


Hernani Heffner, Ruy Gardnier

O que é preservar, afinal de contas?

Daniel Caetano

À procura de uma fórmula para exibir

Ruy Gardnier

Amnésia Imediata

Felipe Bragança

Queimando Cidadão Kane

Eduardo Valente

Queimem as Listas, Não os Filmes

Marina Meliande

Depoimentos

Entrevista com Carlos Roberto de Souza,
diretor-adjunto da Cinemateca Brasileira


Felipe Bragança e Marina Meliande

Entrevista com Gilberto Santeiro,
curador da Cinemateca do MAM


Felipe Bragança e Marina Meliande

Entrevista com Chico Moreira,
técnico de restauração da Labocine


Felipe Bragança, Hernani Heffner e Marina Meliande

Painel de entrevistas (depoimentos de Fernanda Coelho, Patrícila de Fellipes, Mauro Domingues, Carlos e Myrna Brandão, Roberto Carvalho e Antônio Leão)

Felipe Bragança e Marina Meliande

Cinema infinito – sobre o trabalho de estagiário na Cinemateca do MAM

Felipe Bragança

Documento

Anteprojeto de uma cinemateca modelo

Francisco Sérgio Moreira


Cinemateca de Textos

Apresentação

Marina Meliande

Uma nova fonte histórica

Boleslav Matuszewski

Cinematecas

Adhemar Gonzaga

Mostra e filmoteca

Jurandyr Noronha

Para meus amigos e colegas

Martin Scorsese


11ª CURTA CINEMA

Alguns temas a partir de filmes

Ruy Gardnier

Meu Compadre Zé Ketti, de Nélson Pereira dos Santos

Ruy Gardnier

Um Sol Alaranjado, de Eduardo Valente

Ruy Gardnier

Pikoo, de Satyajit Ray

João Mors Cabral

Câmera, de David Cronenberg

Daniel Caetano

Nosso mundo é assim: ou como pode um indivíduo adolescer no mundo cão

Eduardo Valente

Prêmio Kieslowski, ou nossos concursos de roteiro são tão ruins quanto os deles

Eduardo Valente

ARTIGO

S A D E versus sadismo – sobre Contos Proibidos do Marquês de Sade, de Philip Kaufman

Marlos Salustiano