Para meus amigos e colegas -
Martin Scorsese
Assunto: Nossos
filmes
Tudo que estamos
fazendo não significa nada!
Todo nosso trabalho
extenuante e nosso esforço criativo não valem nada porque
nossos filmes estão desaparecendo. Não estou me referindo
ao terrível problema com o qual muitos já estão familiarizados,
mas a algo mais imediata, (a descoloração). Desde há
alguns anos a descoloração do filme atingiu seu ponto crítico.
Precisamos enfrentá-la agora; ela não pode ser ignorada
por mais tempo.
Todo apoio na divulgação
das preocupações com este problema é altamente louvável,
mas não é mais o suficiente. A simples consciência
do fato de o filme colorido desbotar não é o bastante. Precisamos
agir agora, ou os filmes que estamos fazendo na década de 80 sofrerão
a mesma destruição indiscriminada que atingiu os filmes
feitos nos últimos quarenta anos. Continuar trabalhando com um
filme virgem que seguramente deteriora em questão de meses é
insultante e selvagem.
Não temos outra
escolha senão agir para combater essa situação que
é absolutamente intolerável.
A Eastman Kodak nada
fará para resolver o problema, simplesmente porque os lucros financeiros
imediatos e escandalosos importam mais do que a qualidade do produto.
Enquanto for conveniente para seus interesses, a Eastman Kodak - através
de seu monopólio nos Estados Unidos e em muitas outras partes do
mundo – continuará responsável pela destruição
de nosso trabalho passado e presente. Ela nos burla e será responsável
pela deturpação proposital da futura história do
cinema.
Precisamos agir para
acelerar e encontrar a solução para a estabilidade e a permanência
da cor nos filmes, solução que pode e deve ser encontrada
nesta década. Os cientistas e pesquisadores que trabalham independentemente
neste projeto fazem-nos com recursos lamentavelmente inadequados. Esse
é o único obstáculo para a descoberta da solução
técnica para o problema. Com nossa ajuda esse obstáculo
pode ser removido.
Se nos unirmos, organizarmos
e agirmos energicamente teremos maneiras eficazes de atacar o problema.
Uma organização de fotógrafos, diretores e outros
membros da comunidade cinematográfica pode agir coletivamente,
gerando publicidade e levantando dinheiro. Não só procuraremos
atrair recursos de instituições privadas e governamentais
como, de nossas posições na indústria, poderemos
angariar o apoio e os recursos de produtores e dos próprios fabricantes
de película.
Nós, membros
e defensores dessa organização contribuiríamos anualmente
para um fundo de pesquisa e desenvolvimento da tecnologia da cor. Insistiríamos
na inclusão de cláusulas em nossos contratos exigindo a
feitura de um negativo branco e preto separado em três suportes
como forma de nos garantir contra a instabilidade da cor do filme virgem
e também a feitura de uma cópia ("answer print") desse negativo,
de forma a assegurar um registro correto. Mas ficaria claro que os negativos
em três suportes são um meio temporário de preservação
porque, se não armazenados convenientemente, um negativo pode encolher,
tornando todos os três inúteis.
A solução
de preservação mais prática e econômica é
o desenvolvimento de um FILME COLORIDO ESTÁVEL. Assim, se vocês
prezam seu trabalho e o futuro dele, empreste-nos seu nome e seu apoio.
Em anexo está uma carta para a Eastman Kodak, solicitando uma ação
imediata para melhorar a deplorável condição do filme
colorido que ela fabrica e nos fornece. Como primeiro passo, por favor
junte-se a nós no abaixo assinado.
Se você tem
perguntas, idéias, preocupações ou sugestões
não hesite em escrever para Martin Scorcese, a/c Charteff Winkler
Productions 110 West 57 Street, New York, N.Y., 10019.
Unidos teremos força
para encontrar a solução.
Saudações,
Martin Scorcese.
À Eastman
Kodak
O problema da descoloração
do filme atingiu seu ponto crítico e não pode mais ser ignorado.
A instabilidade da película colorida Kodak está causando
um dano irreparável a nossos filmes. Os filmes que fizemos no passado
estão deteriorando drasticamente ou definitivamente perdidos. Devemos
encontrar a solução para este problema, não só
para eliminar essa ameaça aos filmes que estamos fazendo agora,
mas para salvar os feitos no passado e que ainda podem ser salvos.
Sendo a Eastman Kodak
a única grande fabricante de filme colorido do mundo e a principal
fonte de película cinematográfica, essa companhia deve ser
considerada responsável pelo defeito da instabilidade da cor inerente
ao filme virgem.
Enquanto o preço
do filme aumentou enormemente com o correr dos anos, nada foi ou está
sendo feito para resolver o problema da descoloração do
filme.
Essa falha está
destruindo o nosso trabalho.
Nós, abaixo
assinados, estamos unidos em nossa determinação de encontrar
e estimular a solução para o problema. Sentimos que é
do interesse da Eastman Kodak não apenas reconhecer a severidade
do problema como, mais importante, compreender e aceitar que uma ação
concreta deve ser empreendida agora para acelerar e alcançar a
solução que precisa ser encontrada nessa década.
Se o problema não for sanado, pretendemos usar métodos de
produção alternativos que estão atualmente sendo
explorados e cogitados.
Tendo em vista o exposto
acreditamos que a Eastman Kodak deve reconhecer sua responsabilidade frente
às pessoas que serve e precisa assumir o principal papel na pesquisa
e no desenvolvimento da película colorida estável. Pedimos
e esperamos sua inteira colaboração neste assunto e rogamos
sua ação imediata. Por favor, não subestimem o poder
coletivo que temos nas áreas da propaganda, na conquista de apoio
e participação dos produtores e distribuidores cinematográficos
e, se necessário, no encontro de um fornecedor alternativo de filme
virgem.
Nossa preocupação
é tal que pretendemos usar todos os meios à nossa disposição
para encontrar a solução para o problema que ameaça
nosso trabalho. Sabemos que a solução existe e sentimos
que a sua descoberta está atrasada. Daí esta petição.
Confiamos que a Eastman Kodak responderá positivamente e nos apoiará.
É tanto de seu interesse fazê-lo como é do nosso que
o faça.
Martin Scorcese
|