Apresentação

São quatro os textos escolhidos para essa edição de preservação e restauração. O primeiro deles é do fotógrafo tcheco Boleslav Matuschevski, o primeiro documento em defesa de uma necessidade de se guardar adequadamente o material cinematográfico, publicado apenas três anos depois da primeira exibição pública, em 1898.

O segundo texto é de Adhemar Gonzaga, uma das primeiras manifestações no Brasil da importância de se constituir uma lógica de preservação para o nosso cinema.

O terceiro texto, de Jurandir Noronha, é da década de 50. Com um caráter de denúncia, já faz uma espécie de diagnóstico da situação crítica de guarda de nossos filmes.

O quarto texto, mais atual, é a já conhecida carta de Scorcese denunciando a deterioração "precoce" de filmes recentes descolorizados. É um dos poucos diretores da atualidade que saiu em defesa da preservação. Suas cartas, para a classe cinematográfica e para a Kodak, tiveram uma grande repercussão política.

Ficam ainda as sugestões de leitura dos textos de Paulo Emílio Salles Gomes sobre a Cinemateca Brasileira, presentes em seu Suplemento literário e a declaração da Unesco, da década de oitenta, sobre a importância da preservação do material cinematográfico, como patrimônio da humanidade, presente no endereço eletrônico da Cinemateca Brasileira.

Marina Meliande