Seguem-se
abaixo as críticas e os comentários sobre os filmes
exibidos na mostra. Para além de sua importância e
representatividade histórica, o que se procura aqui é
a revitalização desse material inserindo-o no campo
contemporâneo da crítica cinematográfica, dando
expressividade presente às suas imagens. Dos mais de 70 filmes
realizados no período entre 1972 e 1978, apenas 14 puderam
ser exibidos, o que não impediu a presença de pelo
menos duas obras-primas.
(F.B.)
Wilsinho
da Galiléia - João Batista de Andrade (Brasil, 1978)

Teodorico,
o imperador do sertão - Eduardo Coutinho (Brasil, 1978)

A
mulher no cangaço - Hermano Penna (Brasil, 1976)

O
último dia de lampião - Maurice Capovilla (Brasil, 1972)

Retrato
de Classe - Gregório Bacic (Brasil, 1977)

Os
índios Kanela - Walter Lima Jr. (Brasil, 1974)

Exu,
uma tragédia brasileira - Eduardo Coutinho (Brasil, 1979)

Seis
dias de Ouricuri - Eduardo Coutinho (Brasil, 1976)

Arquitetura,
transformação do espaço - Walter Lima Jr. (Brasil, 1972)

O
Caso Norte - João Batista de Andrade (Brasil, 1977)

O
poder do machado de Xangô - Paulo Gil Soares (Brasil, 1976)

Velho
Chico, santo rio - Guga Oliveira (Brasil, 1973)

Do
sertão ao beco da Lapa: parte 1 - Maurice Capovilla (Brasil, 1972)

Semana
de Arte Moderna - Geraldo Sarno (Brasil, 1971)

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