Globo Repórter/Globo Shell especial


Seguem-se abaixo as críticas e os comentários sobre os filmes exibidos na mostra. Para além de sua importância e representatividade histórica, o que se procura aqui é a revitalização desse material inserindo-o no campo contemporâneo da crítica cinematográfica, dando expressividade presente às suas imagens. Dos mais de 70 filmes realizados no período entre 1972 e 1978, apenas 14 puderam ser exibidos, o que não impediu a presença de pelo menos duas obras-primas.
(F.B.)

 

Wilsinho da Galiléia - João Batista de Andrade (Brasil, 1978)

Teodorico, o imperador do sertão - Eduardo Coutinho (Brasil, 1978)

A mulher no cangaço - Hermano Penna (Brasil, 1976)

O último dia de lampião - Maurice Capovilla (Brasil, 1972)

Retrato de Classe - Gregório Bacic (Brasil, 1977)

Os índios Kanela - Walter Lima Jr. (Brasil, 1974)

Exu, uma tragédia brasileira - Eduardo Coutinho (Brasil, 1979)

Seis dias de Ouricuri - Eduardo Coutinho (Brasil, 1976)

Arquitetura, transformação do espaço - Walter Lima Jr. (Brasil, 1972)

O Caso Norte - João Batista de Andrade (Brasil, 1977)

O poder do machado de Xangô - Paulo Gil Soares (Brasil, 1976)

Velho Chico, santo rio - Guga Oliveira (Brasil, 1973)

Do sertão ao beco da Lapa: parte 1 - Maurice Capovilla (Brasil, 1972)

Semana de Arte Moderna - Geraldo Sarno (Brasil, 1971)