Questionário com cineastas


Tendo em vista a tentativa de traçar um painel o mais abrangente possível do cinema brasileiro nessa virada de 2002 para 2003, bolamos um questionário simples que foi enviado a alguns cineastas para que respondessem com suas impressões.

Criamos dois questionários, com apenas uma pergunta diferente: um deles para os cineastas que lançaram seu primeiro longa após 1994, portanto dentro das regras que marcaram o cinema brasileiro dos últimos anos; e outro para cineastas veteranos que filmaram e lançaram um longa nos últimos dez anos, mas trazem a experiência de décadas e gerações anteriores. Nossa vontade, com isso, é comparar e contrastar as impressões dos que ainda começam a trilhar caminhos no cinema brasileiro com a daqueles que já têm anos de conhecimento dos vícios e qualidades do fazer cinema no Brasil. É verdade que, em busca dessa oposição entre veteranos e novatos, acabamos pulando uma geração (a que estréia no cinema de longa nos anos 80), mas esse foi o recorte escolhido por nós.

Deve-se notar ainda que, entre os cineastas procurados, três não puderam responder por questões de saúde e/ou trabalho: Laís Bodansky (recém-mamãe), Hector Babenco (lançando seu novo filme em menos de um mês) e Eduardo Coutinho (editando seu novo filme). Nosso muito obrigado a eles pela atenção e a todos aqueles que responderam.

Veteranos

Cacá Diegues

Carlos Reichenbach

Domingos Oliveira

Paulo Cezar Saraceni


Estreantes pós-1994

Beto Brant

João Jardim

Jorge Furtado

Paulo Caldas

Tata Amaral

Toni Venturi