Domingos
Oliveira
(Todas as Mulheres do Mundo, Edu Coração
de Ouro, Amores, Separações - 8 longas em 36 anos de
carreira)

Como você compararia as dificuldades de realização
de um filme no momento atual com outros já vividos dentro do cinema
nacional?
É muito mais
confuso e dificil .Não se sabe a quem recorrer. Depende apenas
da tua firça de lobbie e tua capacidade de ter cesso a informações
confidenciais.
E no lançamento
dos filmes e sua chegada ao público?
Péssimo. Um
filme bom como o meu, se tive pouco orçamento de mídia,
tem exibição mínima. Não é mais importante
o valor do filme. Acaba tudo na Riofilme, que é uma desorganização
sem poder de fogo. Desesperador. Vergonhoso.
Como você
vê o cinema brasileiro no momento atual, falando em termos de filmes
e estética?
Os filmes melhoraram
muito. Embora reine a impostura e os filmes realmente bons sejam raros,
o nível artístico aumentou, o cinema brasileiroo é
de um vigor formidável.
Quais as expectativas
para a entrada de um novo Governo, o que sempre significa toda uma nova
série de orientações para o andamento da produção?
Espero e confio no
Governo Lula em todos os sentidos. Se não há o traçado
de um política inteligente para o cinema não existe nada.
Ninguém pensou ainda nada que preste, as políticas são
estreitas e medíocres, falta inteligência. Eles ainda não
descobriram o essencial. Que governo deve agir na infraestrutura ( e não
produzir filmes) e que o Cinema Brasileiro pode ser indústria,
porém indústria de filmes de Arte. Mas não adianta
falar nisso. A ambição do poder ainda é muito grande
na política de cinema.
Quais áreas
você consideraria as mais emergenciais em termos de ação
deste Governo?
Tomar medidas que
liberem o produtor de ser financiado pela iniciativa privada através
de inventivos fiscais. Um filme tem de ser pago pelo publico e não
pelos ministérios e por empresários. O cinema brasileiro
tem de ser feito para o publico e não para obter bons patrocínios.
Criar uma infraestrutura que conduza a isto (reserva de mercado, adicionais
de renda, mídia, todas as facilidades de produção,
formação técnica e artística , enfim, enfim,
A INFRAESTRUTURA.
Patrocinar filmes
é uma saída muito fácil, é ridículo
como política.
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