Domingos Oliveira
(Todas as Mulheres do Mundo, Edu Coração de Ouro, Amores, Separações - 8 longas em 36 anos de carreira)



Como você compararia as dificuldades de realização de um filme no momento atual com outros já vividos dentro do cinema nacional?

É muito mais confuso e dificil .Não se sabe a quem recorrer. Depende apenas da tua firça de lobbie e tua capacidade de ter cesso a informações confidenciais.

E no lançamento dos filmes e sua chegada ao público?

Péssimo. Um filme bom como o meu, se tive pouco orçamento de mídia, tem exibição mínima. Não é mais importante o valor do filme. Acaba tudo na Riofilme, que é uma desorganização sem poder de fogo. Desesperador. Vergonhoso.

Como você vê o cinema brasileiro no momento atual, falando em termos de filmes e estética?

Os filmes melhoraram muito. Embora reine a impostura e os filmes realmente bons sejam raros, o nível artístico aumentou, o cinema brasileiroo é de um vigor formidável.

Quais as expectativas para a entrada de um novo Governo, o que sempre significa toda uma nova série de orientações para o andamento da produção?

Espero e confio no Governo Lula em todos os sentidos. Se não há o traçado de um política inteligente para o cinema não existe nada. Ninguém pensou ainda nada que preste, as políticas são estreitas e medíocres, falta inteligência. Eles ainda não descobriram o essencial. Que governo deve agir na infraestrutura ( e não produzir filmes) e que o Cinema Brasileiro pode ser indústria, porém indústria de filmes de Arte. Mas não adianta falar nisso. A ambição do poder ainda é muito grande na política de cinema.

Quais áreas você consideraria as mais emergenciais em termos de ação deste Governo?

Tomar medidas que liberem o produtor de ser financiado pela iniciativa privada através de inventivos fiscais. Um filme tem de ser pago pelo publico e não pelos ministérios e por empresários. O cinema brasileiro tem de ser feito para o publico e não para obter bons patrocínios. Criar uma infraestrutura que conduza a isto (reserva de mercado, adicionais de renda, mídia, todas as facilidades de produção, formação técnica e artística , enfim, enfim, A INFRAESTRUTURA.

Patrocinar filmes é uma saída muito fácil, é ridículo como política.