DVD/VHS

Foco
Hayao Miyazaki

Fitas do Sótão
Tomo 1, por Carlos Thomaz Albornoz

Inéditos no Cinema
ed tv de Ron Howard, por Eduardo Valente

Listagem
Jean Luc Godard em DVD e VHS, por Fernando Veríssimo

Apresentação

O reconhecimento da obra do animador japonês Hayao Miyazaki no último Festival de Berlim deu um novo impulso à recepção crítica do cinema de animação. Responsável por filmes deslumbrantes, cultuados no mundo inteiro, Miyazaki é um cineasta que goza de imenso prestígio e popularidade em seu país natal.

Dedicamos ao mestre japonês nosso Foco desta edição. Ainda inédito em telas brasileiras, dois de seus filmes estão disponíveis em video por aqui: Meu Amigo Totoro e Porco Rosso podem e devem ser descobertos pelos cinéfilos locais. É uma chance de travar um primeiro contato com uma obra reverenciada por cineastas como Tsui Hark, Akira Kurosawa e Guillermo Del Toro ou por artistas como Moebius e Charles Vess. Incluímos ainda uma análise do DVD de Princess Mononoke, seu primeiro grande sucesso internacional distribuído pela gigante Disney que permanece inexplicavelmente ausente das salas nacionais e do mercado de home video (a dublagem em português já está pronta há mais de dois anos).

Esta edição traz ainda a bem-vinda estréia da seção Fitas do Sótão, espaço onde nosso parceiro Thomaz Albornoz passa a comentar mensalmente alguns títulos menos conhecidos que andam pegando poeira nas estantes das videolocadores. Vocês podem conhecer melhor a proposta da seção na apresentação que o próprio Thomaz escreveu para a estréia.

Para terminar, nas nossas seções tradicionais, mais dois filmes comentados em Edição Especial e Inéditos no Cinema, e ainda fizemos uma Listagem dos filmes de Jean-Luc Godard lançados em video no Brasil e em DVD mundo afora.

Boa leitura!

Fernando Verissimo