Walter
Salles/Fernando Meirelles: o cinema brasileiro em casa e no exterior

Desde a volta regular
da produção do cinema brasileiro como um todo, em 1994,
dois filmes representaram, mais do que todos, verdadeiros fenômenos
de recepção. Ambos conseguiram a um só tempo enorme
atenção do público brasileiro, da crítica
(muitas vezes gerando saudáveis polêmicas), dos festivais
e premiações no exterior, dos mercados exteriores. São
eles: Central do Brasil, de Walter Salles e Cidade de Deus,
de Fernando Meirelles.
Por conta desse reconhecimento,
seus diretores tornaram-se figuras centrais no painel do cinema nacional,
tanto por seus trabalhos quanto por sua visibilidade, que poderia possibilitar
inclusive que vários outros cineastas produzissem seus filmes.
As produtoras dos dois (respectivamente Videofilmes e O2 Filmes) são
duas das mais importantes no cenário brasileiro do cinema.
Por tudo isso, quisemos
ouvir os dois cineastas com destaque especial, para ver o que pensam e
projetam essas duas importantes figuras do cinema brasileiro atual. Como
um estava envolvido com as filmagens de seu novo longa, realizadas fora
do país, e o outro também viajava muito por conta da carreira
do seu filme, optamos por enviar aos dois emails com uma série
de perguntas onde tentamos traçar caminhos entre os temas principais
da sua relação com o cinema brasileiro.
Fernando
Meirelles
Walter
Salles
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