Essa sessão é atualizada semanalmente.
ARTIGOS
Telespectador atual ou espectador virtual
(sobre a campanha publicitária do Pan-Americano)
por Raphael Mesquita (31/07/2006)

A lição de J.D.
(Elogio de Scrubs)
por Leonardo Levis (31/07/2006)

FILMES DA SEMANA
(11 a 17 DE SETEMBRO DE 2006)


Dia 11
Estranha semana essa em que os principais destaques são as exibições dos seis episódios da saga Guerra nas Estrelas. De segunda a sexta, passam no Telecine Action às 22:00, preparando a estréia do terceiro/sexto e último da série (pelo menos até agora). Não é pela ordem cronológica, e sim pela ordem de produção que eles passam, então teremos primeiro Guerra nas Estrelas (Star Wars, 1977), também conhecido mais recentemente como Episódio 4 – Um Novo Começo. Mas o filme que a gente realmente recomenda é Texasville (1990), filme de Peter Bogdanovich que é uma espécie de continuação do belíssimo A Última Sessão de Cinema, feito pelo mesmo Bogdanovich em 1971. Hoje, dirigindo quase exclusivamente telefilmes (os últimos foram Hustle e The Mystery of Natalie Wood, ambos de 2004), Bogdanovich provavelmente é mais conhecido por fazer o papel do psicanalista que analisa a Dra. Melfi em A Família Soprano, e por ter feito o livro Afinal, quem faz os filmes? com entrevistas com diversos cineastas decisivos de Hollywood. Curioso que a reputação possa mudar tanto: na década de 70 ele era uma das figuras chave do cinema americano. Ainda no Telecine Emotion estréia às 22:00 Chegadas e Partidas (The Shipping News, 2001), filme do insosso Lasse Hallström que no entanto tem um elenco estelar: Kevin Spacey, Julianne Moore, Judi Dench, Cate Blanchett, Pete Postlethwaite. Quem sabe dá pro gasto.
Dia 12
O horário de 22:00 espera um embate interessante. De um lado, está Reis e Rainha (Rois et reine, 2004), belo filme de Arnaud Desplechin que foi coqueluche na redação de Contracampo e, no entanto, passou de forma tão rápida pelo circuito exibidor do Rio de Janeiro. Desplechin é um dos cineastas mais singulares do cinema francês nos últimos quinze anos, e é uma pena que seus dois melhores filmes, Minha Vida Sexual e Esther Kahn, não tenham sido exibidos comercialmente no Brasil (o primeiro veio para a então Mostra Banco Nacional e o segundo passou na tv a cabo somente). Em Reis e Rainha, o que seduz é o hibridismo dos andamentos, a forma como o filme parece se reconstruir a cada momento. O filme passa no Cinemax às 22:00. No mesmo horário, passa a incógnita Europa Paulistana (2006), primeira produção brasileira da Eurochannel, um documentário dirigido por Michel Tikhomiroff e Edu Rajabally sobre imigração em São Paulo. Evento incomum, que desperta um pouco mais de simpatia pelo canal que já foi muito bom com os admiradores de cinema e hoje insiste em passar as enfadonhas produções de gênero da Inglaterra e da Itália, isso quando não apela para telefilmes franceses. No mesmo horário, no Telecine Action, tem, claro, O Império Contra-Ataca (The Empire Strikes Back, 1980), provavelmente o melhor filme da série, e o responsável é Irving Kershner.
Dia 13
Por pouco o único destaque do dia não foi O Retorno de Jedi (1983), último episódio cronológico da série (até agora) e terceiro na ordem da produção. É tudo uma questão entre pai e filho. E é preciso vigiar constantemente seus poderes, porque a força corrompe. A baboseira pseudofilosófica até que daria pra engolir se não fosse a tão pouca atenção dada à mise-en-scène por Richard Marquand, que se não tivesse dirigido esse filme teria morrido na mais completa irrelevância artística. O filme passa às 22:00, como sempre, no Telecine Action, mas o verdadeiro destaque do dia mais árduo da semana para os cinéfilos que ficam zapeando seus canais a cabo em busca de algo interessante é Abaixo o Amor (Down with Love, 2003), comédia romântica referencial estrelada por Renée Zellweger e Ewan McGregor. Referencial não porque o filme virou obra de referência, mas porque faz referência ao período das comédias românticas de Doris Day, hoje consideradas exemplares do gênero. O filme está muito longe do sensacional, mas ele tem um trabalho em cima do imaginário dos anos 60 (sobretudo a moda) e acima de tudo um irrealismo provocado pela mise-en-scène conjugada com a direção de arte e o figurinho que é encantador. Quem exibe é a Fox, que infelizmente não vai exibi-lo no formato scope original, e sim cortado no fullscreen, onde o filme deve perder um pouquinho de sua elegência.
Dia 14
Quinta-feira, adivinha o que tem no Telecine Cult? Pois é, a continuação da mostra Krzysztof Kieslowski, com A Igualdade É Branca (Trois couleurs: blanc, 1994), que é certamente o filme menos esquemático da famosa "trilogia das cores". É de longe aquele que mais parece com os filmes poloneses do diretor, e aquele que mais está isento das críticas que se fazem (com toda a razão) a seus filmes franceses. Acaba sendo irônico que o filme seja considerado o pior da trilogia, justamente por flertar com a comédia e fazer respirar um pouco o miserabilismo existencial prêt-à-porter dos outros filmes. A ver às 22:00. No mesmo horário, para variar, no Telecine Action, teremos Episódio 1: A Ameaça Fantasma (Star Wars: Episode I - The Phantom Menace, 1999), retomada que George Lucas faz de sua série, fazendo os três episódios que vinham antes do primeiro filme. Convenhamos: a segunda trilogia não tem nada do charme da primeira, ainda que a primeira já não seja lá grande coisa. Em A Ameaça Fantasma, George Lucas ainda cometeu o erro de tentar adaptar a trama para um público de faixa etária menor, e acabou desagradando até os fanáticos pela série. Enfim...
Dia 15
Mais um Bogdanovich dos anos 90 sendo exibido no mesmo Telecine Emotion, num mesmo esquema de horário pouco honroso, no caso, as 16
:00 (ainda que seja melhor que 05:40 da manhã). É Um Sonho, Dois Amores (The Thing Called Love, 1993), penúltimo filme estrelado por River Phoenix, que co-protagoniza o filme com Dermot Mulroney, Sandra Bullock e Samantha Mathis. Enquanto o Telecine Cult faz um auê danado para exibir o manjadíssimo Woody Allen e seu manjadíssimo Interiores (Interiors, 1978), filme rodado entre dois de seus filmes mais badalados, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa e Manhattan, e que dá origem ao assim chamado ciclo de filmes bergmanianos de Allen que será mais fluente nos anos 80. 20:15. Fugindo do óbvio, o FX continua a nos brindar com filmes pouco ou nada conhecidos de Hong Kong produzidos entre os últimos dez anos. Dessa vez é Tai Chi 2 (Tai ji quan, 1996), elogiado filme que Yuen Woo-ping co-dirigiu com Zhang Xinyan, que passa às 20:00. Por fim, às 22:00, como sempre, mais um filme da saga Guerra nas Estrelas, dessa vez Episódio 2: O Ataque dos Clones (Star Wars: Episode II - Attack of the Clones, 2002), que pelo menos tem o mérito de ter sido pioneiro na utilização de câmeras digitais de alta definição em filmes hollywoodianos. No Telecine Action.
Dia 16
Dessa vez a balança do público está toda do lado do Telecine Premium e da estréia de Episódio 3: A Vingança dos Sith (Star Wars: Episode III - Revenge of the Sith, 2005) às 22:00, e não de Uma Garota Encantada (Ella Enchanted, 2004), filme de um anônimo Tommy O'Haver e estrelado por Anne Hathaway, a mesma jovem atriz de Os Diários da Princesa, que o HBO passa às 21:00. O filme até que ganhou alguns elogios nos EUA, mas há de se admitir que é um filme que não faz muito o tipo de lançamento de nove da noite, e sim um lançamento de matinê num HBO Family da vida. Passemos então rapidamente a Os Reis do Ié Ié Ié (A Hard Day's Night, 1964), filme de Richard Lester que ganhou um séquito não apenas dos amantes dos Beatles, mas também de críticos como José Lino Grunewald, que viam em Lester a renovação do cinema musical. Passada tanta água debaixo da ponte, o filme é bom mas não é exatamente uma obra-prima. Ainda assim, é a aposta do dia, junto com o bem raro Gargalhada Final (1979), terceiro longa-metragem de Xavier de Oliveira sobre pai e filho de vida circense que cruzam as estradas do sul do país. O filme dos Beatles passa às 20:20, o de Xavier de Oliveira, estrelado por Fregolente e Stepan Nercessian, passa às 02: 05 na madrugada de sábado para domingo.
Dia 17
Mais Elvis Presley aos domingos. Dessa vez, é O Barco do Amor (Clambake, 1967, dir. Arthur H. Nadel), feito num momento já de franca decadência do músico, por um diretor, que, tirando esse filme, quase só fez televisão. Passa no Telecine Cult às 16:20. Sem dúvida mais interessante é Espião por Acidente (Dak miu mai shing, 2001), filme estrelado por Jackie Chan e dirigido por Teddy Chan. Como é um filme de Hong Kong, significa que ele não teve lançamento comercial no Brasil, indo direto para o mercado de dvd. Quem perdeu, é só conferir às 22:00 no Telecine Action. E, por favor, alguém peça à TV5, ao Canal Brasil, ao Film&Arts, a todos esses canais para darem uma aumentada de nível, porque está sendo dramático ficar catando coisa nessas programações tão sem criatividade e nada audaciosas. Vergonha a todos os que trabalham na programação dos canais a cabo, e isso inclui a rede Telecine. Humpf.
Dia 18/9 em diante
A coluna não foi publicada por conta da cobertura do Festival do Rio.
Ruy Gardnier

 

 
Reis e Rainha (2004), de Arnaud Desplechin,
estréia no Cinemax nessa terça-feira 12 às 22:00.

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