O CAMINHO PARA GUANTANAMO
Michael Winterbottom, The Road to Guantanamo, Inglaterra, 2006

Michael Winterbottom sempre faz um filme inteiramente diferente do outro. Seus filmes mais recentes têm em comum o fato de tentar cativar uma atenção maior através de um conteúdo abertamente pop (A Festa Nunca Termina, Nove Canções), de temáticas consideradas tabu (sexo explícito no mesmo Nove Canções) ou o tratamento de questões políticas mundialmente relevantes (Neste Mundo). O Caminho para Guantanamo toma este último caminho, fazendo uma denúncia pungente da violação da liberdade individual de três inocentes jovens britânicos de ascendência árabe que são presos no Afeganistão, torturados, humilhados e depois transportados para a base americana de Guantanamo, em Cuba, onde mais uma vez passarão por um tratamento vexatório e serão destituídos de suas privacidades, do exercício religioso e até da comunicação com outros seres humanos. Tudo isso por simples presunção de culpa, sem o menor indício de participação terrorista a não ser o fato de que estavam no lugar errado na hora errada.

Naturalmente, é muito louvável e digno chamar a atenção do mundo através da arte para uma realidade que a mídia dos países pró-coalisão insiste em jogar para baixo do tapete
. Mas como é possível defender um filme que trata seus personagens como se fossem meros slogans de injustiça, se aproveitando mais dos efeitos espetaculosos de denúncia do que tentando restituir-lhes ficcionalmente a individualidade e o tempo próprio que lhes foi retirado? É nesse sentido que O Caminho para Guantanamo se torna particularmente obsceno, nesse fetiche pela reconstituição feita com câmera tremida, a fim de dar a sensação de "documentário", com os testemunhos em frente à câmera entremeados com as cenas ficcionais que ganham "veracidade" a partir das palavras dos personagens, com as reencenadas cenas de tortura física e psicológica que servem mais a um propósito sensacionalista do que a um tratamento que respeite a liberdade do espectador. Michael Winterbottom, com sua estética de alto impacto (da mesma forma que se fala ginástica de alto impacto), está mais interessado em fazer engolir uma realidade – que, aliás, é uma que merece ser divulgada e conhecida por um grande número – do que em colocar alguma coisa, qualquer coisa, em questão. Daí a eficiência de mais recentes como entretenimento político (no que o filme funciona até bem, ficamos com raiva dos inimigos e nos compadecemos com os amigos) mas a completa insuficiência como filme político.

Existe alguns poucos momentos interessantes, como o soldado ouvindo os prisioneiros improvisarem um rap sobre estar em Guantanamo, ou os risos provocados pela completa falta de informação por parte do serviço de inteligência americano. São momentos que criam alguma espécie de densidade à ficção, uma densidade que parece ser confiscada pelas estratégias predominantes de denúncia documental que o filme tenta estabelecer desde seu princípio. O Caminho para Guantanamo é mais um desses filmes da série "inocente sendo pego pelo turbilhão dos acontecimentos", um tipo de filme que já revela toda sua insuficiência porque coloca a ênfase mais na injustiça da má-atribuição de culpa do que nas atitudes dos repressores – é como se o filme dissesse que se eles fossem culpados, tudo bem! Mas, ao mesmo tempo, é um esquema de muito fácil identificação, já que a princípio todo espectador se considera um inocente e se identifica porque isso poderia ter acontecido com ele. É claro que isso obscurece todo tipo de questionamento político, faz do filme "de tema político" simplesmente mais um dos casos da ficção manipulatória tão freqüente nos filmes ruins (mas um caso particularmente mais problemático, porque se faz passar por importante) e acaba chamando o espectador mais pelo estômago do que pelo cérebro. Fracasso, então. Nem tanto. No fundo, o que Michael Winterbottom quer é chamar atenção.

Ruy Gardnier