The Departed, de
Martin Scorsese, EUA, 2006, trailer
Eis o trailer mais comercial de Scorsese dos últimos
tempos. Baseada no filme chinês Internal Affairs,
a trama gira em torno de um jovem policial infiltrado
na máfia irlandesa e um jovem mafioso infiltrado na
polícia de Boston. A parceria com Leonardo DiCaprio
continua e pela primeira vez Jack Nicholson é dirigido
por Scorsese (faltando agora apenas um esperado projeto
de Scorsese com Al Pacino). Essa mistura de intriga
policial, ação e confrontos (verbais e físicos) pode
dar o sucesso de bilheteria que o projeto parece tanto
querer.
Little Children, de Todd Field, EUA, 2006, trailer
Instigante trailer que faz com que um batido tema, um
homem dividido entre duas mulheres, se torne interessante
pelo excelente jogo de imagens e principalmente sons.
O constante ruído do trem, começando com um distante
apito até chegar ao ápice dá uma outra dimensão ao drama
entre os personagens apresentados. Se isso é explorado
dentro do filme (uma breve cena de um trenzinho de brinquedo
parece dizer que sim) não importa muito, importa mais
como usaram esse recurso para despertar a curiosidade
no espectador. E ainda o filme conta com duas beldades
e ótimas atrizes: Kate Winslet e Jennifer Connelly.
Não há como resistir.
The Pursuit Of Happyness, de Gabriele Muccino,
EUA, 2006, trailer
A estréia americana do diretor italiano de O Último
Beijo já tem pinta de Oscar no que tange à interpretação
de Will Smith, com visual menos clean do que em seus
filmes anteriores (sendo a última vez que fez isso foi
em Ali). Estreando no natal americano, juntando
drama baseado em história real com a relação entre pai
e filho (criança) as intenções para premiações ficam
evidentes.
Curse Of The Golden Flower, de Zhang Yimou,
Hong-Kong, 2006, teaser
Yimou fez o drama Riding Alone For Thousands Of Miles,
após os bem sucedidos Herói e O Clã Das Adagas
Voadoras, como uma espécie de pausa dos grandes
visuais, das artes marciais e das grandes produções.
Só que volta ao estilo com essa nova super produção
que conta com Chow Yun Fat e Gong Li. Interessante notar
a volta da parceria com sua musa doze anos após Tempos
De Viver.
A Guide To Recognizing Your Saints, de Dito
Montiel. EUA, 2006, trailer
Vencedor de dois prêmios no festival de Sundance deste
ano (melhor diretor e prêmio especial para o elenco)
o filme escrito e dirigido por Dino Montiel se passa
em dois tempos na vida de moradores de um bairro novaiorquino,
principalmente na relação entre filho (Shia LaBeouf
e Robert Downey, Jr.) e pai (Chazz Palminteri), lembrando
os filmes de Martin Scorsese ao mexer com criminalidade
e religião. Para uma estréia o filme foi bem elogiado
e conta com bom elenco (Dianne Wiest, Rosario Dawson,
Eric Roberts).
Children Of Men, de Alfonso Cuarón, EUA, 2006,
trailer
Eis um trailer que realmente desperta atenção. Daquele
tipo que surge a pergunta: que filme é esse? Que te
deixa curioso, querendo saber mais, sem ter muita base
de comparação e o melhor, sem ao final ficar sabendo
direito exatamente qual é a do filme. Um thriller? Tem
algo de ficção no meio? Suspense? Parece ser um bom
drama? Uma parábola futurista? Nada mais se pede de
um trailer que isso: instiga o espectador a querer ver
o filme o quanto antes. Sendo assim eis um dos melhores
de tempos recentes.
Stranger Than Fiction, de Marc Forster, EUA, 2006,
trailer
Forster que começou bem em Gritos Na Noite a cada
filme vai decaindo mais e mais chegando ao dramalhão
de Em Busca Da Terra Do Nunca e do pastiche de Alucinações
Do Passado com A Passagem. Desta vez parece até que
está filmando um roteiro de Charlie Kaufman em tudo
de ruim que isso implica. Agora tenta o humor metalinguistico.
Mesmo com Emma Thompson, Dustin Hoffman e Maggie Gyllenhaal
não há garantias de nada. Will Ferrell descobre que
é o personagem real do livro de uma escritora que está
num bloqueio criativo onde ela tenta achar um jeito
de matar o seu protagonista.
The Black Dahlia, de Brian De Palma, EUA, 2006,
trailer
Brian De Palma + James Ellroy + Scarlett Johansson
+ Hilary Swank + filme noir = The Black Dahlia. Sem
mais o que dizer.
Babel, de Alejandro González Iñárritu, EUA, 2006,
trailer
Várias histórias que se cruzam, desencadeadas por
algo violento, artista conhecido desglamourizado, personagens
tomando as mais burras decisões, câmera nervosa, opa,
isso é um filme do Iñárritu! E não é que é mesmo? Aqui
o que começa é um tiro acidental que atinge justamente
uma cidadã americana (Cate Blanchett) num país árabe.
Há quem se entusiasme e goste do que o trailer deixa
antever, os breves cenários de cada história e as possíveis
conexões entre os personagens. Mas há também quem não
aguenta mais esse mesmo esquema de novo e de novo.
As Torres Gêmeas (World Trade Center), de Oliver
Stone, EUA, 2006, trailer
Começam a chegar os grandes filmes sobre 9/11 cinco
anos após os eventos. Grandes no sentido de produção
e publicidade, pois vários outros filmes, telefilmes
e documentários já abordaram o tema. O Vôo 93
foi o primeiro a estrear lá fora, mas nem pode se comparar
à essa produção dirigida por Oliver Stone (quem mais?)
e estrelada por Nicolas Cage. Todo o trailer tem um
tom solene, dramático, de câmeras lentas e fade outs.
Havia a espera de uma abordagem geral e política vinda
de Stone, mas o que percebemos é que o lado humano e
real (os personagens John McLoughlin e Will Jimeno são
reais) prevalece. A não ser que no meio disso Stone
tenha conseguido colocar outros temas e assuntos o filme
perde em importância ao colocar o evento principal como
pano de fundo (e apenas isso).
Just My Luck,
de Donald Petrie, EUA, 2006, trailer
Já vimos Lindsay Lohan em filme parecido: ela é uma
garota sortuda, muito sortuda, enquanto que um jovem
é azarado, bem azarado; o que acontece quando eles se
beijam numa festa? Não, não trocam de corpos como em
Sexta Feira Em Apuros, mas dá para adivinhar:
ela fica azarada e ele sortudo. Filme que, se é veículo
exclusivo para a atriz, também se sustenta somente no
carisma da jovem estrela, onde todas as piadas se criam
a partir dela. Se Lindsay tem toda essa força só saberemos
quando houver a estréia.
Renato Doho
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