Crítica de Trailers

The Departed, de Martin Scorsese, EUA, 2006, trailer
Eis o trailer mais comercial de Scorsese dos últimos tempos. Baseada no filme chinês Internal Affairs, a trama gira em torno de um jovem policial infiltrado na máfia irlandesa e um jovem mafioso infiltrado na polícia de Boston. A parceria com Leonardo DiCaprio continua e pela primeira vez Jack Nicholson é dirigido por Scorsese (faltando agora apenas um esperado projeto de Scorsese com Al Pacino). Essa mistura de intriga policial, ação e confrontos (verbais e físicos) pode dar o sucesso de bilheteria que o projeto parece tanto querer.

Little Children
, de Todd Field, EUA, 2006, trailer
Instigante trailer que faz com que um batido tema, um homem dividido entre duas mulheres, se torne interessante pelo excelente jogo de imagens e principalmente sons. O constante ruído do trem, começando com um distante apito até chegar ao ápice dá uma outra dimensão ao drama entre os personagens apresentados. Se isso é explorado dentro do filme (uma breve cena de um trenzinho de brinquedo parece dizer que sim) não importa muito, importa mais como usaram esse recurso para despertar a curiosidade no espectador. E ainda o filme conta com duas beldades e ótimas atrizes: Kate Winslet e Jennifer Connelly. Não há como resistir.

The Pursuit Of Happyness, de Gabriele Muccino, EUA, 2006, trailer
A estréia americana do diretor italiano de O Último Beijo já tem pinta de Oscar no que tange à interpretação de Will Smith, com visual menos clean do que em seus filmes anteriores (sendo a última vez que fez isso foi em Ali). Estreando no natal americano, juntando drama baseado em história real com a relação entre pai e filho (criança) as intenções para premiações ficam evidentes.

Curse Of The Golden Flower, de Zhang Yimou, Hong-Kong, 2006, teaser
Yimou fez o drama Riding Alone For Thousands Of Miles, após os bem sucedidos Herói e O Clã Das Adagas Voadoras, como uma espécie de pausa dos grandes visuais, das artes marciais e das grandes produções. Só que volta ao estilo com essa nova super produção que conta com Chow Yun Fat e Gong Li. Interessante notar a volta da parceria com sua musa doze anos após Tempos De Viver.

A Guide To Recognizing Your Saints, de Dito Montiel. EUA, 2006, trailer
Vencedor de dois prêmios no festival de Sundance deste ano (melhor diretor e prêmio especial para o elenco) o filme escrito e dirigido por Dino Montiel se passa em dois tempos na vida de moradores de um bairro novaiorquino, principalmente na relação entre filho (Shia LaBeouf e Robert Downey, Jr.) e pai (Chazz Palminteri), lembrando os filmes de Martin Scorsese ao mexer com criminalidade e religião. Para uma estréia o filme foi bem elogiado e conta com bom elenco (Dianne Wiest, Rosario Dawson, Eric Roberts).

Children Of Men, de Alfonso Cuarón, EUA, 2006, trailer
Eis um trailer que realmente desperta atenção. Daquele tipo que surge a pergunta: que filme é esse? Que te deixa curioso, querendo saber mais, sem ter muita base de comparação e o melhor, sem ao final ficar sabendo direito exatamente qual é a do filme. Um thriller? Tem algo de ficção no meio? Suspense? Parece ser um bom drama? Uma parábola futurista? Nada mais se pede de um trailer que isso: instiga o espectador a querer ver o filme o quanto antes. Sendo assim eis um dos melhores de tempos recentes.

Stranger Than Fiction
, de Marc Forster, EUA, 2006, trailer
Forster que começou bem em Gritos Na Noite a cada filme vai decaindo mais e mais chegando ao dramalhão de Em Busca Da Terra Do Nunca e do pastiche de Alucinações Do Passado com A Passagem. Desta vez parece até que está filmando um roteiro de Charlie Kaufman em tudo de ruim que isso implica. Agora tenta o humor metalinguistico. Mesmo com Emma Thompson, Dustin Hoffman e Maggie Gyllenhaal não há garantias de nada. Will Ferrell descobre que é o personagem real do livro de uma escritora que está num bloqueio criativo onde ela tenta achar um jeito de matar o seu protagonista.

The Black Dahlia
, de Brian De Palma, EUA, 2006, trailer
Brian De Palma + James Ellroy + Scarlett Johansson + Hilary Swank + filme noir = The Black Dahlia. Sem mais o que dizer.

Babel
, de Alejandro González Iñárritu, EUA, 2006, trailer
Várias histórias que se cruzam, desencadeadas por algo violento, artista conhecido desglamourizado, personagens tomando as mais burras decisões, câmera nervosa, opa, isso é um filme do Iñárritu! E não é que é mesmo? Aqui o que começa é um tiro acidental que atinge justamente uma cidadã americana (Cate Blanchett) num país árabe. Há quem se entusiasme e goste do que o trailer deixa antever, os breves cenários de cada história e as possíveis conexões entre os personagens. Mas há também quem não aguenta mais esse mesmo esquema de novo e de novo.

As Torres Gêmeas (World Trade Center)
, de Oliver Stone, EUA, 2006, trailer
Começam a chegar os grandes filmes sobre 9/11 cinco anos após os eventos. Grandes no sentido de produção e publicidade, pois vários outros filmes, telefilmes e documentários já abordaram o tema. O Vôo 93 foi o primeiro a estrear lá fora, mas nem pode se comparar à essa produção dirigida por Oliver Stone (quem mais?) e estrelada por Nicolas Cage. Todo o trailer tem um tom solene, dramático, de câmeras lentas e fade outs. Havia a espera de uma abordagem geral e política vinda de Stone, mas o que percebemos é que o lado humano e real (os personagens John McLoughlin e Will Jimeno são reais) prevalece. A não ser que no meio disso Stone tenha conseguido colocar outros temas e assuntos o filme perde em importância ao colocar o evento principal como pano de fundo (e apenas isso).

Just My Luck, de Donald Petrie, EUA, 2006, trailer
Já vimos Lindsay Lohan em filme parecido: ela é uma garota sortuda, muito sortuda, enquanto que um jovem é azarado, bem azarado; o que acontece quando eles se beijam numa festa? Não, não trocam de corpos como em Sexta Feira Em Apuros, mas dá para adivinhar: ela fica azarada e ele sortudo. Filme que, se é veículo exclusivo para a atriz, também se sustenta somente no carisma da jovem estrela, onde todas as piadas se criam a partir dela. Se Lindsay tem toda essa força só saberemos quando houver a estréia.

Renato Doho