Tudo É Brasil – Justificativa

TUDO É BRASIL é um caso mítico como filme de cinema. Ainda envolto em incertezas e circunstâncias aparentemente inverossímeis reveladas em respeito a verdade e ao fascínio de uma personalidade – essencialmente contraditória – que criou seu próprio tempo e assustou o Brasil, agindo como um indivíduo que carregava uma multidão.

Memória histórica e visual da cidade do Rio de Janeiro, TUDO É BRASIL é mais que um filme, é feito de pedaços de tudo que se passou, encontrando um caminho que permite seguir adiante – trata-se de um caleidoscópio sonoro – sobre a transformação dos anos quarenta. Seqüências rigorosamente inesquecíveis – até então dadas como perdidas – fazem parte do repertório audiovisual.

A meta é reconstruir o passado à luz das inquietações atuais, reconstruindo um momento importante, período ou processo da nossa história recente – mas já distanciado pela ação do tempo – tendo como inspiração um fato real cheio de significação.

Afinal, apresentamos audiovisual histórico – sons e imagens da época – sobre um mito do cinema, um dos ícones de nosso tempo, preocupado em refletir e valorizar as origens da nossa cultura tropical. Orson Welles além de tudo despertou o nacionalismo. Filmou nussa realidade escondida, tirando-a de debaixo do tapete, encantado com a espontânea criatividade do povo brasileiro.

Nesse filme, de caráter internacional, o Brasil é visto como um laboratório de idéias e a força motriz é o Rio, o espelho do país, a capital cultural. O longa metragem, nada mais é que um caso de amor não correspondido entre o nosso país e o maior cineasta do mundo.

Essa é uma das mais desconhecidas e polêmicas histórias sobre um dos mitos essenciais de nosso tempo. Para o Brasil, é a causa. Todo o resto que lhe advém e todos os cienastas brasileiros de todas as épocas praticamente lhe devem tudo.

O filme é um espetáculo de brasilidade. Uma lição para nunca mais ser esquecida, uma produção de uma hora de eternidade e meia de instantâneos. Além de imagens de época – inéditas e rigorosamente – TUDO É BRASIL mostra um jeito de ser bem brasileiro, filmando-o criativamente. Além, é claro, da trajetória desse grande cineasta.

Rogério Sganzerla
(do press-release do filme Tudo É Brasil, 1997)