O
Anjo Nasceu
(roteiro original)

Sequência
1
1 Uma favela
do Rio. No interior de um barraco um marginal Urtiga anda de um lado para
o outro. Mais ao fundo, deitado em uma cama estreita, com uma cortina
que a separa, está Santamaria, marginal místico que fala
coisas sem nexo como se estivesse sonhando.
Urtiga:
É que
eu sou o Urtiga, em mim ninguém toca porque senão empola...Que
é isso ,sem essa, é pôr causa de homem ou de tóxico?
Corta essa Santamaria.
Santamaria:
Não aporrinha
Urtiga...fica na sua que eu fico na minha.
Urtiga:
(jogando com
as palavras)
Aporrinha...Fica
na sua que eu fico na minha...é um barato. O negócio é
o seguinte, nós temos que ir lá. É a hora, Santa.
Santamaria:
Ainda não.
A barra tá pesada lá embaixo. Os homerns estão fechando
tudo.
Urtiga:
Mas eles querem
subir. A gente vai se entregar igual coelho. Não.
Santamaria virando
e sentando na cama.
Santamaria:
É. Igual
coelho, não.
2 Beco apertado
de saída. Teleobjetiva em plano próximo, Urtiga e Santamaria
correm por entre tiros que salpicam na parede. Santamaria é ferido
na perna. Cai....Urtiga o carrega. Fogem.
Seqüência
2
3 Praia deserta.
Uma cabana de pescadores. Urtiga cuida da perna ferida de Santamaria.
Santamaria:
Que fria, eu
não disse.
Urtiga:
Mas se a gente
fica, morre.
Santamaria:
Vou ter que
me amarrar aqui um mês. Que merda.
Urtiga:
Eu quebro o
galho, deixa.
Santamaria:
Não.
Daqui a pouco eu me viro também.
4 Plano de
chaleira fervendo.
5 Urtiga na
janela fumando e olhando o mar. Santamaria dorme.
Seqüência
3
6 Estrada na
Barra da Tijuca deserta, Urtiga andando sozinho, pára perto de
uma enorme casa, olha pelo chão, entra, atravessa o jardim.
7 Interior
da casa: Urtiga pula a janela da cozinha. Vai até a sala. Outra
sala. Quarto. Varanda. Está vazia.
8 Urtiga e
Santamaria na sala sentados, comem umas bananas e vêem televisão.
Santamaria tem a perna enfaixada e com mancha de sangue. Câmera
se afasta lentamente da sala, desaparecendo o som da televisão.
9 Quarto. Santamaria
de pé, nu. Urtiga sentado na cama de costas sobre parte do corpo
de Santamaria. Um está diante do outro, Santamaria passa a mão
no ombro de Urtiga. Escurece a imagem.
10 Jardim da
casa, de manhã. Um carro entra, é a dona da casa com dois
empregados (um homem e uma mulher). O carro pára, eles saltam,
Urtiga os vê e pára debaixo da escada (dentro de casa).
Os empregados tiram
as coisas de dentro do carro (comida etc...).Entram. Urtiga vem por trás
e dá dois rápidos golpes de faca no empregado, este cai
morto. As mulheres gritam, aparece Santamaria e dá um murro na
cara da patroa, esta cai e a empregada cala.
Santamaria:
Não grita
porra, nunca viu ninguém morrer?
A empregada nervosa
bate com a mão em um jarro e derruba-o. Urtiga dá-lhe um
bofetão.
Urtiga:
Quebra o jarro,
corta. Não gosto de ouvir essse barulho.
Toda esta cena é
rápida e num clima de violência muito histérico.
11 Urtiga e
Santamaria sentados na mesa são servidos e comem juntos com as
mulheres. Tranqüilos.
Urtiga:
Taí...bom
rango. Boa moça, já vi que serve no meu fogão.
Santamaria:
É isso
mesmo, tem que ser assim, tem nada não...Todo mundo junto, mesa
cheia, tudo à vontade, todo mundo igual, na mesma (arrrota).
Maus modos,
eu sou incorrigível. Cheio de coisa errada. Mas para mim, o que
está certo é que está errado e o que está
errado é que está certo. Prá mim, eu que estou certo
e a senhora...você é que está errada.
12 Sala, os
quatro vêem televisão, é uma novela. Urtiga com os
pés sobre a mesa come uma fruta. Santamaria recostado em uma poltrona,
tem a perna ferida esticada sobre uma cadeira. As duas mulheres estão
sentadas, olham a TV. Tensas como se estivessem cumprindo uma ordem. Ouve-se
o diálogo da novela. Toda esta cena é feita com o cadáver
do empregado na sala.
Santamaria:
Tremendo otário.
Urtiga:
Esses caras
tão por fora...
Santamaria:
Vai buscar água...Você
também.
Saem as duas da sala.
Urtiga:
Vamos torrar
esse carro que é uma nota.
Santamaria:
Güenta,
amanhã a gente se arranca.
13 Outra sala.
Santamaria sentado com uns cadernos na mão, folheando. Urtiga em
frente às duas moças, perto e juntas. Santamaria lê
os cadernos.
Santamaria:
Aí, quer
dizer que a moça tá se entregando aqui nos cadernos, boa.
Lembretes para viagem: calcinhas, soutiens, anáguas, lenços
e despertador. A distinta é organizada. Letras de música,
palavras cruzadas, olha só, pensamentos:
Otimista é
aquele que um dia quer morar no céu.
Certo...(de
repente Santamaria torna sua fisionomia séria e nervosa). Isso
mesmo, no céu, é prá lá que eu vou, essa é
a minha...
Urtiga:
De novo...
Santamaria:
Cala a boca,
Urtiga...Entra nessa que eu te furo!
Santamaria dá
uma pausa, um passo, tranqüilo, vira a folha do caderno e lê
uma letra de música. (Que saudades que eu tenho da Bahia, só
o final).
Santamaria:
É, tá
certo o rapaz...tá certo.
Urtiga:
Que entregação...
Santamaria continua
lendo o diário da moça:
Santamaria:
Casamento sem
filhos é sino sem badalo, só o casamento transforma uma
rosa em repolho, o amor é como a borboleta, só vive algumas
horas. Tudo é relativo. A moça se entregou com uma maçã
na boca (andando em direção à moça). Que é
isso...Seu marido não (faz um gesto com a mão)...
Moça:
Cafajeste.
Santamaria:
É isso
mesmo, não funciona...O quê que há, dona? Eu não
gosto de mulher que reclama, tá nervosa (sacudindo a moça
pelo ombro). Vou te mostrar ouviu. Vem Urtiga. (arrasta a moça
pelo braço).
14 Quarto.
A dona de casa em pé meio rasgada. A Cam. Pam. Até a cama.
Santamaria está deitado beijando a empregada semi nua. Sua perna
sangra, há um clima de histeria. Sanatamaria puxa a dona de casa
pelo braço, joga-a na cama, começa a beijá-la e Urtiga
está sentado em uma cadeira suando e imóvel.
Seqüência
4
15 Manhã
cedo. Urtiga e Santamaria, na sala, ultimam os preparativos para partirem,
estão meio enlouquecidos. As mulheres sujas e assustadas estão
perto da parede. Urtiga tira do bolso uma navalha, corre até a
empregada e corta-lhe o pescoço, ela sai de pé, rolando,
e cai no meio da sala. A dona de casa em um canto geme a gritos contidos,
Santamaria vai até ela e golpeia-lhe pelas costas com uma navalha
também. Ela gira o corpo caindo ao lado da empregada e começa
a puxá-la pelo braço at;e morrer. Eles saem. Toda esta sequeência
será como um balé moderno em ritmo e gestos.
Seqüência
5
16 Estrada.
Urtiga e Santamria, o primeiro dirige.
Urtiga:
Que pesada.
Santamaria:
Nossa vez tá
chegando, eu vi o anjo. Corre porque nossa vez está perto.
Urtiga:
De novo com
essa de anjo...
Santamaria:
Eu só
te mato se você se encarna nessa minha do anjo. Essa é só
minha, cuidado.
17 Estrada,
o carro segue.
Seqüência
6
18 – Praça
do Jardim de Alah. O carro parado, capô aberto esfriando, Urtiga
fora do carro, lê um jornal. Santamaria dentro do carro, sentado,
vê o movimento.
Urtiga:
Ainda não
deu nada.
Santamaria:
É. Tá
cedo.
Santamaria olhando
pela janela do carro, as pessoas sentadas nos bancos, velhos e crianças.
Uma moça vestida de homem dança ao som de uma vitrola de
pilha.
Santamaria:
Não é
possível, o anjo não ia dá uma dessa.
A moça dança.
O carro segue, Santamaria olha para a praça, a mesma imagem. Ele
dá tiros com a boca.
Seqüência
7
19 Posto de
gasolina. Um carro parado abastacendo, um casal, o homem está fora
do carro, a mulher dentro. O posto está vazio, e é fora
da idade. Santamaria e Urtiga param no posto.
Urtiga salta do carro,
de revolver na mão, atira nos dois homens, vai até o carro
e mata a mulher. Revista o carro e os mortos, vai até dentro do
posto arromba a caixa tira o dinheiro e volta. Neste momento sai uma bicha
do posto, enrolado em lençol, gritando. Santamaria corre mancando
até ele, golpeia-lhe por detrás com um pau, este cai e é
arrastado para dentro do carro.
Bicha:
Socorro, socorro...Uai,
uai, uai...monstros, socorro, ladrões, assassinos, socorro...uai,
socorro.
Seqüência
8
20 Estrada
abandonada. Urtiga e Santamaria prendem a bicha em uma árvore com
pregos na mão.
A bicha berra, semi
enrolado em um lençol.
Bicha:
Não,
pelo amor de Deus, não...Ai, ai...Eu faço o que vocês
quiserem, eu vou morrer, não, ai...Pára, pelo amor de Deus.
Santamaria:
Morrer a gente
também vai. Mas você vai antes. A gente se encontra lá
em cima.
Urtiga:
Olha aqui, ô
bicha, o papo é o seguinte: você gritou na hora errada. É
assim mesmo, você vai na frente como o Santa disse.
Bicha:
Naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaão.
Urtiga:
...Agora limpa
a nossa barra, porque senão tem outra dose lá em cima e
com brasa, cuidado.
Ouve-se o tempo todo,
os gritos e súplicas da bicha. O carro sai, a câmera se afasta,
vendo-se a bicha crucificada na árvore. Morta.
Seqüência
9
21 Santamaria
e Urtiga sentados em barranco, contam o dinheiro.
Santamaria:
Mais um desse
e a gente pode comprar o sítio e descansar.
Urtiga:
Claro, e isto
a gente faz no casminho, tem uma porção de estrada.
Santamaria:
Um sítio,
viver em paz...É isso que eu quero.
Urtiga:
Eu não,
não sei se vou me dar bem na vida de campo. Esse negócio
de matar passarinho não é comigo. Sem essa. Nego tá
nos manjando agora, depois esquece, você tá é apavorado.
Seqüência
10
22 Urtiga e
Santamaria em poeira de subúrbio. Urtiga ri e se diverte, Santamaria
sente forte dor na perna ferida. Chama Urtiga e saem. (Santamaria na rua
anda. Perna sangra, cai. Urtiga ri a seu lado).
23 Estrada.
Carro a toda velocidade, Santamaria treme de dor e segura a perna. Olha
para fora e vê uma mulher vestida de hoemm encostada em uma árvore,
ela olha de rabo de olho para ele. O carro a toda velocidade, Santamaria
começa a gritar de dor e sua perna está toda ensanguentada,
seu grito não acaba.
24 Carro passando
estrada infinita. Ouve-se a música "Peguei um Ita no norte".
O carro sumindo, surge a palavra fim.
FIM
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