En la Ciudad de Sylvia, de José Luis Guerin

Contracampo faz a cobertura diária da XXIII edição do Festival Internacional de Cine de Guadalajara, no México.

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Contracampo faz a cobertura diária da 11ª Mostra de Cinema de Tiradentes

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Paranoid Park (foto), de Gus Van Sant, 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, de Cristian Mungiu A Espiã, de Paul Verhoeven, e Sangue Negro, de Paul Thomas Anderson, entre as críticas.

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One Plus One/Sympathy For The Devil, de Jean-Luc Godard (foto), Coleção Herbert Richers (II), Caminho Sem Volta, de James Gray, além de Kiyoshi Kurosawa, Sidney Lumet e Antonio Banderas.

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N�o h� como n�o iniciar este editorial sem pedir desculpas ao leitor ass�duo � assim como �quele nem t�o ass�duo assim � pelo longo tempo em que esta p�gina de abertura da revista permaneceu com o mesmo rosto. Passado o nosso grande mergulho anual em cinema que marca o per�odo dos festivais, vimos nosso ritmo desacelerar de forma um pouco mais acentuada que nos anos anteriores. O fim do ano chegou r�pido e, com ele, questionamentos importantes sobre nossa pr�tica cr�tica, alguns derivados dos encontros cinematogr�ficos que tivemos durante a Mostra de S�o Paulo, outros de choques est�ticos no circuito recente, outros ainda, da pr�pria formata��o corrente de nossas respostas ao cinema.

E o aglomerado que comp�e a se��o de artigos desta edi��o reflete em parte este processo. Em nosso tradicional �o que restou dos festivais�, temos duas entrevistas reveladoras com cineastas vitais do cinema contempor�neo que seguem fazendo seu trabalho razoavelmente distantes dos holofotes dos grandes festivais internacionais. Nicolas Klotz, j� conhecido e entrevistado nosso desde A Ferida (2004), e Jos� Luis Guerin, agrad�vel descoberta de todos n�s � fruto da indica��o certeira dos nossos Filipe Furtado e Rodrigo de Oliveira, � preciso dizer. Para complementar, dois artigos que testemunham a �novidade� que Guerin nos apresenta. Seguindo na onda dos choques, trazemos dois artigos sobre o festejado, difamado, defendido, combatido filme de Jos� Padilha. Esta resposta um pouco tardia ao fen�meno que se tornou Tropa de Elite busca ir um pouco al�m em alguns pontos que o Ruy j� havia tocado em sua cr�tica do filme � �poca do lan�amento. Tomada alguma dist�ncia do calor de sua recep��o, podemos dizer sem medo que � o filme-acontecimento de 2007 e o filme de que o cinema brasileiro precisava.

A reflex�o sobre grandes lan�amentos em circuito n�o p�ra por a�: temos tamb�m dois textos que buscam paralelos entre filmes aparentemente t�o diferentes quanto 300 e Em Busca da Vida e Jogo de Cena e Imp�rio dos Sonhos, para encontrar contundentes pensamentos sobre a rela��o entre cinema e mundo e entre cineasta e objeto. E, para fechar, uma resposta a um outro circuito: o das mostras em centros culturais. Ao final de 2007, foi a vez de Alejandro Jodorowsky, cineasta chileno hoje radicado na Fran�a, ganhar uma retrospectiva completa de sua obra, com direito a exposi��o de fotos e leitura de tar�. Contracampo n�o deixa o evento passar em branco e aproveita a ocasi�o para publicar um amplo dossi� de documentos que testemunham n�o apenas as controversas elabora��es art�sticas do cineasta, como as discrepantes recep��es de seus filmes � �poca do lan�amento original. Cr�ticas brasileiras, latino-americanas, francesas, inglesas e americanas se somam para formar um painel nada un�voco � como s�o, ali�s, as rea��es de nossa reda��o a esta obra.

E, para voltar a falar de paix�es, a se��o DVD/VHS est� recheada delas: o �ltimo filme de Kiyoshi Kurosawa, lan�ado meio na surdina em terras brasileiras; One Plus One/Simpathy For The Devil, a elegia de Jean-Luc Godard aos Rolling Stones; Caminho Sem Volta, a incurs�o do grande James Gray anterior a Os Donos da Noite; e a segunda parte da cobertura da cole��o Herbert Richers iniciada na edi��o 80, que contempla grandes filmes feitos por aqui no quadro da produtora e quase relegados ao esquecimento por sua suposta �irrelev�ncia�.

O restante dos questionamentos apontados no in�cio deste editorial n�o est�o presentes em forma de textos, mas se anunciam como reestrutura��es para um futuro pr�ximo, reestrutura��es sobre as quais come�amos a trabalhar durante este longo per�odo de estiagem p�s-festivais. Em nossa próxima edição, os melhores do ano da revista e dos leitores, agora também com direito a dez votos. Portanto, não deixem de participar, seguindo o link logo acima. Boa leitura e divirtam-se!

 
     
  Luiz Carlos Oliveira Jr. e Tatiana Monassa