Kathryn
Bigelow é um dos nomes que se insere na transição do cinema de ação, ocorrida
entre fins da década de 80 e início dos anos 90 (desdobrados até os dias atuais):
crise de gênero, reconfiguração a partir de novas tecnologias,
influência da publicidade, cinema pós-maneirista. Feito em 1991, Caçadores
de Emoção é inscrito neste momento que ora se aproxima da tradição do
gênero - policial, aventura ou ação -, e ora se coloca num patamar de
assimilação de um novo arranjo, já liberto das amarras narrativas, diegéticas
e
compreensíveis e da esfera ligada à verossimilhança ou reconhecimento passivo
do espectador com o ambiente e personagens apresentados. O filme se coloca nesta
faixa transitória que balança entre o mainstream e o independente. Flerta
com um ou com outro de acordo com suas necessidades.
O plot é a entrada de Johnny Utah (Keanu Reeves) para o FBI. Lá, seu trabalho é identificar
e prender um grupo de assaltantes a banco conhecidos como "ex-presidentes",
devido às máscaras que os caracterizam. Seu
parceiro no FBI, o já veterano Angelo Pappas (Gary Busey), lhe dá a dica (e o
pressentimento) de que se trata de um grupo de surfistas que assaltam bancos
para poderem curtir as maiores ondas do mundo, encontradas sempre no verão.
O
filme não faz concessões verossímeis nesta inserção de um policial certinho num
mundo louco de surfistas. Sua chegada lá é quase injustificada, sendo a linha
narrativa bastante frágil. E se o filme não se importa com isso, não serão os
personagens, tampouco os espectadores que se importarão. Em determinado momento
o chefe de polícia – a figura sã e consciente, detentora da sabedoria mantenedora
da ordem – repreende os dois agentes por se infiltrarem neste mundo
de curtição. Utah aparece no escritório do FBI carregando uma prancha de surfe
debaixo
do braço. “Ela não deixava a porta do carro fechar”. E então o próprio chefe
de
polícia se questiona sobre a loucura com a qual estava sendo conivente. Como
deixar que o FBI financie a missão de dois agentes que só fazem surfar e curtir
o verão? A analogia com o filme é evidente. Como corroborar com a idéia de que
dois policiais, numa investigação pouco desenvolvida (em época que o cinema americano
já lidava com computadores, alta tecnologia, modernas ferramentas de busca, um
arsenal de elaborações investigativas) acabem sempre em praias
paradisíacas, parecendo somente buscar belas imagens? Espectadores, também controladores
do filme, se deixam levar, no entanto, pela aventura que se
coloca, abrindo mão da identificação com o policial-regulador.
E
então se abre espaço para a penetração nesse mundo das ondas gigantescas, da
vida aventureira e perigosa, proporcionadora da adrenalina necessária para a
sobrevivência. Caçadores de Emoção tem um quê da filosofia do carpe
diem. Mas, antes de se prender a
questões morais, à preocupação com o tempo que fica para trás, o filme dá toda
atenção ao presente, à vida que pulula chamando a aventura para si. Johnny Utah
não se questiona moralmente sobre o fato de se deixar levar por este universo
novo que a ele se impõe. Conhece uma garota, aprende a surfar e aproveita as
altas ondas; curte as festas e o bem-estar de um grupo liberto das tradições
cotidianas, ligadas ao trabalho e à diversão como libertação da exaustão. Deixa-se
envolver com Bodhi (Patrick Swayze), personagem-ícone da aventura e desprendimento
das convenções sociais. A complacência de Utah com Bodhi é a evidência
da assimilação de uma filosofia de vida diferente e – por que não? – uma certa
inveja positiva de um modo de vida liberto e intenso.
Caçadores
de Emoção repensa o local de estabilidade do indivíduo. O começo da década
de 90 ao mesmo tempo em que dava os primeiros indícios da contaminação demasiada
dos elementos de aceleração do tempo, também se abria para a
sedimentação do indivíduo sobrevivente do néon dos anos 80, e que agora deveria
reencontrar seu espaço. As ondas gigantes, por vezes dominadas pelos surfistas
(nesta já antiga batalha do homem com a natureza), estão mais ligadas à satisfação
de necessidades individuais. Mais do que o imperativo da dominação do obscuro
e do desconhecido, os personagens de Caçadores de Emoção querem vivenciar
estas experiências e aproveitar a descoberta de novas sensações. Chegar ao topo
da onda, viver o ineditismo de estar no meio dela, (“peguei o
meu primeiro tubo”, diz Utah), aproveitar a liberdade momentânea que o vôo livre
propicia. A ressaca do “mais” da década de 80 faz com que os personagens redescubram
na natureza as potencialidades da aventura e das novas sensações.
No
entanto, para que se possa vivenciar essas sensações é preciso estar conectado,
de alguma maneira, ao universo urbano e comercial. Adaptado, inserido ou transgredindo
a primeira levada que o mundo dos anos 90 apontava, os personagens, para sobreviverem
e manterem seus prazeres, carecem da fonte
mantenedora da diversão: o dinheiro.
É aí que o filme dialoga diretamente com questões palpáveis ao espectador. A
premissa da existência de surfistas-ladrões de banco é uma contradição em si
mesma (parte ligada à natureza, outra ligada às questões políticas envolvidas).
Em Caçadores de Emoção os assaltos a bancos são metáforas do mecanismo
político vigente naquele momento (e que perdura até hoje). Os assaltantes vestem
máscaras com os rostos dos ex-presidentes americanos não apenas como um disfarce
qualquer, mas numa clara analogia a (supostos) roubos cometidos por eles. Ainda
que cite os nomes dos presidentes - Carter, Nixon, Reagan, Johnson - o filme
critica a própria figura política, sempre passível e complacente com a
corrupção. Mas a metáfora do assalto não termina aí. Os ex-presidentes americanos,
se roubavam, não o faziam por necessidade, mas sim por esta ser uma oportunidade
fácil de enriquecimento. Um dinheiro comumente aplicado em investimentos, ou
em mansões, casas, aviões e festas. Da mesma forma que os ex-presidentes, os
surfistas estão, de certo modo, apenas "remanejando" algum dinheiro
capaz de suprir suas necessidades para a diversão.
Então
entra em cheque uma problemática que perpassa a vida do homem. A circularidade
contínua presente nos pilares Trabalho, Dinheiro e Tempo inviabiliza seu funcionamento
saudável. Numa lógica simples, sabe-se que um ao tornar o outro
realizável, acaba por impedir o terceiro. Essa indagação contemporânea - ainda
não resolvida - está apontada no filme, já no começo da década de 90. Ainda que
a problemática não seja atual, em Caçadores de Emoção ela está presente
na contextualização das ações e práticas características de um momento. O filme
repensa e atualiza essa questão, colocando em cheque uma tradição que parecia
se reassentar naquele momento: a de que o trabalho enobrece. O filme repensa
a
diversão e o aproveitamento da vida não como instâncias de fuga ou momentos de
escape, mas como vivência primeira. E se tal questão prediz a moral, o filme
a
deixa de lado, não se posicionando entre policiais e bandidos. Os transgressores
da tradição e dos bons costumes (ladrões de banco) são também mantenedores da
filosofia que, no fundo, os aceitos da sociedade gostariam de compartilhar. O
filme toca na ferida, ao despertar o imaginário da vontade do
indivíduo perante o coletivo: roubar a si mesmo (uma vez sendo conivente com
o
sistema preponderante) para poder fazer o que se tem vontade.
Caçadores
de Emoção ativa as vontades do indivíduo, mesmo que elas problematizem seu
padrão. E para isso, a diretora Kathryn Bigelow se utiliza das imagens mais fortalecedoras
dessa altivez: a praia, o pôr-do-sol, o paradisíaco, o mar, o vento. Todos elementos
povoadores do lugar imaginado como o paraíso. O filme é diversão em sua premissa,
notada na conversão em imagens com muita adrenalina e
disposição. Das mil facetas de Caçadores de Emoção, todas elas levam a
um ponto convergente: o local do prazer. Um filme hedonista, portanto, que passa
por cima dos traumas de infância (a morte dos pais de Tyler), das
frustrações da juventude (o joelho irrecuperável de Utah que o fez abandonar
o
futebol americano), da violência, da caretice e da tradição, contornando-as e
apresentando um espaço imaginado e, sobretudo, existente.
Raphael Mesquita
(DVD: Fox)
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