Pequenos
pecados, grandes paixões
De
Salto Alto é o nono longa-metragem de Pedro Almodóvar.
Naquele momento, a reputação de Almodóvar era a de um
comediógrafo de mão cheia, trabalhando a extravagância
das cores, a excentricidade dos objetos de cena, misturando
gêneros e criando um bordado pós-moderno. Pois bem,
se algumas dessas características ainda valem para hoje,
elas parecem não dar mais conta da complexidade crescente
que sua filmografia adquire na década de 90. Embora
o grande momento de virada se dê com A Flor do Meu Segredo, De Salto
Alto já se deixa levar para territórios até então
pouco explorados em seu cinema: a narrativa eletrizada
se atenua um pouco, os momentos melodramáticos superam
os cômicos, os personagens parecem ganhar mais relevo,
desenhados em seus mínimos detalhes. Naturalmente, assistir
a De Salto Alto hoje é muito diferente de assistir ao filme à época
em que foi feito: agora, já tendo visto Fale
com Ela, Tudo
Sobre Minha Mãe, Carne Trêmula, temos a tendência de notar
as recorrências da difícil convivência pai/filho, o
poder do destino na vida dos personagens, e às vezes
até estranhar um pouco as irrupções cômicas (como no
momento em que Victoria Abril ri enquanto narra uma
notícia de desastre). De qualquer forma, vendo o filme
com os olhos de hoje ou fazendo o esforço de recolocar
o filme e a imagem de Almodóvar ali onde ela estava
em 1991, De Salto Alto dá provas mais que suficientes
da astúcia, da inteligência e da criatividade visual
e narrativa do seu cinema.
Num aeroporto,
uma jovem mulher, Rebeca, está sentada esperando e uma
fusão faz surgir um flashback, depois outro. Ambos são
momentos fundadores da relação de Rebeca com sua mãe,
Becky del Páramo, cantora pop e estrela de cinema. É
ela, aliás, que Rebeca espera, depois de quinze anos
sem vê-la. O encontro das duas arremata o que os flashbacks
já supunham: enquanto a filha venera a mãe, a mãe no
fundo pouco se importa com ela, preferindo a companhia
dos fotógrafos e jornalistas matar as saudades de sua
filha. A primeira meia hora do filme se desenrola como
um melodrama, ou como um drama psicológico na linhagem
de Mankiewicz (a presença de uma “fiel escudeira” de
Becky e a personalidade bigger
than life da estrela nos remetem a A
Malvada). Aos poucos, sobretudo a partir da aparição
do Juiz Domingues e de sua mãe, o filme ganha ares de
comédia e, em seguida, de intriga policial. À história
da relação da mãe com a filha se adiciona outra, a do
assassinato de Manuel, e posteriormente a do amor que
o juiz nutre por Rebeca. A sobreposição de histórias,
ao contrário dos filmes mais recentes, não serve para
dimensionar a história principal (utilização clássica
de trama e subtrama), mas justamente como efeito de
ligeira irreverência pós-moderna, criando um sentimento
de imperfeição lúdica muito freqüente até A
Flor do Meu Segredo.
Assim,
o filme vai de um lado para outro, muitas vezes criando
cenas que funcionam bem melhor sozinhas do que como
progressão narrativa. Uma delas certamente está no panteão
almodovariano: em sua primeira noite na Espanha, Becky
vai com a filha e seu marido ao show de um transformista
que faz um espetáculo interpretando a própria Becky
del Páramo nos anos 60. Enquanto toca a dramaticíssima
“Un año de amor”, Becky olha para o artista e observa
o que ela já foi (jovem, sexy) no corpo de alguém que
jamais vai conseguir tomar seu lugar inteiramente (afinal,
é um homem). A troca de imagens que se dá de Becky para
Femme Letal e vice-versa se completa com os olhares
de Rebeca e de Manuel, que não estão desconfortáveis
só com essa situação, mas também com o fato de que Manuel
fora um dos grandes amores de Becky, e o casamento com
Rebeca havia sido mantido em segredo até a chegada da
mãe. Sem uma palavra, conseguimos flagrar toda uma série
de relações entre os personagens e muito do caráter
deles simplesmente pelos gestos que fazem.
Em De
Salto Alto, como na maior parte de seus filmes,
Almodóvar cria um universo de drama queens, paixões fulminantes, personagens
que precisam desesperadamente de atenção, egoísmos,
traições e lutas pelo poder. A novidade é que essa disputa
vai ser travada ao mesmo tempo em que o senso de maternidade
precisa ser reencontrado: Becky precisa se reconciliar
com seu país, com sua filha e até com a casa em que
nasceu. Ou seja, quer voltar à barriga da mãe. Rebeca,
por sua vez, em breve vai dar à luz, possivelmente prolongando
o circuito de neuroses criado pela relação com sua mãe.
Mas, entre as duas, um segredo é selado, um segredo
que redime a mãe e dá nova chance à filha. Um segredo
que, para funcionar, precisa da imperícia do olhar do
juiz, daquele que só vê o que quer, porque ele também
está fulminado pela paixão. Almodóvar partilha conosco
essa sua fascinação por personagens confusos, imperfeitos,
cheios de reações improváveis, e, curiosamente, cujas
inconstâncias e incoerências são muito parecidas com
a experiência que temos em nossas vivências cotidianas.
Uma atenção profunda ao detalhe, aos pequenos pecados
que cometemos sem nem perceber, e às marcas deixadas
pelas grandes paixões. De Salto Alto não é o melhor
filme de Pedro Almodóvar. Mas certamente é um dos mais
gostosos de assistir.
Ruy Gardnier
Filmografia
1974 Film político [cm]
1974 Dos
putas, o historia de amor que termina en boda [cm]
1975 El
sueño, o la estrella [cm]
1975 Homenaje
[cm]
1975 La
caída de Sodoma [cm]
1975 Blancor
[cm]
1976 Tráiler
de “Who’s Afraid of Virginia Woolf?” [cm]
1976 Sea
caritativo [cm]
1976 Muerte
en la carretera [cm]
1977 Sexo
va, sexo viene [cm]
1978 Salomé
[cm]
1978 Folle...
folle... fólleme Tim! [super-8]
1980
Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón (Pepi,
Luci, Bom)
1982 Laberinto
de pasiones (Labirinto de Paixões)
1983 Entre
tinieblas (Maus Hábitos)
1984 ¿Qué
he hecho para merecer esto!! (O Que Eu Fiz para
Merecer Isto?)
1985 Tráiler
para amantes de lo prohibito [cm, tv]
1986 Matador
(Matador)
1987
La ley del deseo (A Lei do Desejo)
1988 Mujeres
al borde de un ataque de nervios (Mulheres à
Beira de um Ataque de Nervos)
1990 ¡Átame!
(Ata-me)
1991 Tacones
lejanos (De Salto Alto)
1993 Kika
(Kika)
1995 La
flor de mi secreto (A Flor do Meu Segredo)
1997 Carne
trémula (Carne Trêmula)
1999 Todo
sobre mi madre (Tudo Sobre a Minha Mãe)
2002 Hable
con ella (Fale com Ela)
2004 La
mala educación (Má Educação)
2006 Volver
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