|  
                         O Clube do Imperador pretende 
                          se deter sobre a decadência da civilização 
                          ocidental, a partir de vinte e cinco anos de conflito 
                          (de 1976 a 2001) entre William Hundert (Kevin Kline), 
                          professor de História Clássica, e o aluno 
                          rebelde Sedgewick Bell (Emile Hirsch). Proposta que 
                          naufraga em virtude do enfoque conservador de Michael 
                          Hoffman, que põe a culpa na falta de caráter 
                          das novas gerações e que isola o microcosmo 
                          da escola norte-americana Saint Benedict a ponto de 
                          eliminar qualquer referência à realidade 
                          exterior. 
                           
                          Hoffman se destacou no cinema em 1995, com O Outro 
                          Lado da Nobreza, cuja exuberância visual – 
                          sobretudo quanto à inusitada mistura de diversos 
                          períodos estéticos na confecção 
                          dos cenários e dos figurinos – está a 
                          serviço do convencional drama envolvendo o médico 
                          Robert Merivel (Robert Downey Jr.) que, de agregado 
                          à corte de Charles II, encontra a liberdade no 
                          amor que devota à filha. Em O Outro Lado da 
                          Nobreza, já se faz notar a pouca preocupação 
                          de Hoffman pelo contexto histórico e político 
                          vivenciado por seus personagens, uma vez que o fascinante 
                          momento da Restauração (retorno ao Absolutismo 
                          na Inglaterra, de 1661 a 1688, com Charles II, da dinastia 
                          Stuart, após a República Puritana de Oliver 
                          Crommwell) serve apenas para encarnar as tentações 
                          que ameaçam a vida regrada, e de moral rigorosa, 
                          a qual Merivel deveria seguir. 
                           
                          Trata-se da questão do caráter, que opõe 
                          a retidão interior às pressões 
                          luxuriosas externas, como se indivíduo e sociedade 
                          estivesses separados, como se não houvesse luta 
                          e negociação permanente entre ambos, nos 
                          indefiníveis limites onde atuam a afirmação 
                          do Eu e a existência do Outro. Em O Clube do 
                          Imperador, a opção de Hoffman pelo 
                          maniqueísmo se torna ainda mais clara, na medida 
                          em que o lema ensinado por Hundert diz aos alunos que 
                          no caráter está inscrito o destino: relação 
                          simplista de causa-e-efeito, que enxerga na ontologia 
                          do Ser uma força mística, misteriosa e 
                          absurda que independe do mundo circundante e que coloca 
                          tema tão intenso (o declínio civilizatório) 
                          como mera conseqüência dos deturpados princípios 
                          da nova geração, simbolizada em Sedgewick 
                          Bell. 
                           
                          Assim, se em O Outro Lado da Nobreza existe certa 
                          tentativa (mesmo que tendenciosa) de conectar os conflitos 
                          pessoais à realidade exterior, em O Clube 
                          do Imperador ela desaparece, pois o fim da civilização 
                          ocidental, segundo Hoffman, passa somente pela não 
                          obediência aos valores arcaicos de harmonia e 
                          equilíbrio herdados da Antigüidade Greco-Latina. 
                          Porém, idealizados ao extremo por Hundert, estes 
                          valores negam abordagens históricas contemporâneas 
                          as quais se preocupam com a análise das forças 
                          sócio-econômicas e culturais que, em determinadas 
                          sociedades, foram capazes de construir e tornar verdadeiras 
                          e dominantes estruturas particulares de pensamento, 
                          ao contrário do método retrógrado, 
                          exaltado no filme, que desconsidera o relativismo e 
                          parte para a universalização, tomando 
                          como absolutas as idéias que defende, sem qualquer 
                          senso crítico. 
                           
                          Enclausurados em um passado nostálgico que apaga 
                          o tempo presente da ação, os personagens 
                          de O Clube do Imperador estão igualmente 
                          fechados em um espaço idílico e afastado 
                          do real: Saint Benedict. Desse modo, são duvidosas 
                          (para dizer o mínimo) as intenções 
                          de Hoffman de filmar a decadência do Ocidente, 
                          visto que ele se encontra restrito a alunos e professores 
                          de condições econômicas privilegiadas 
                          – parcela ínfima, portanto, de nossa civilização 
                          –, além de jamais se referir aos acontecimentos 
                          que marcaram a sociedade americana no período 
                          compreendido no filme, como a Guerra do Vietnã, 
                          os movimentos de contra-cultura, o retorno conservador 
                          de Reagan e sua política de reaquecimento da 
                          Guerra Fria, o fim do comunismo, a globalização 
                          econômica e o império das grandes corporações, 
                          pois não se integram ao recorte escolhido pelo 
                          cineasta, que exclui tudo que seja externo ao mundinho 
                          de Saint Benedict. 
                           
                          Sobre o término da civilização 
                          (de um tipo de civilização, já 
                          que outro está nascendo nos escombros), recomenda-se 
                          ver O Leopardo, em que Luchino Visconti mostra 
                          a decadência da nobreza siciliana pelos olhos 
                          do príncipe Salinas (Burt Lancaster), mas em 
                          detrimento da emergência burguesa em meio à 
                          unificação italiana, da qual também 
                          participam os Camisas Vermelhas de Garibaldi. A respeito 
                          da realidade americana que Hoffman se recusa a apresentar, 
                          dois marcos dos anos setenta, A Conversação 
                          e Um Lance no Escuro, nos quais Francis Ford 
                          Coppola e Arthur Penn, respectivamente, retratam o clima 
                          de paranóia e de desconfiança generalizada 
                          advinda com a derrota no Vietnã e com o escândalo 
                          Watergate, que abalaram o até então inquestionável 
                          poderio dos EUA, cerceando os direitos individuais conquistados 
                          nas décadas anteriores. 
                           
                          O Leopardo, A Conversação e 
                          Um Lance no Escuro são infinitamente superiores 
                          a O Clube do Imperador, outro exercício 
                          de Michael Hoffman para demonstrar seu apreço 
                          em viver dentro de uma bolha de plástico. 
                           
                           
                            
                          Paulo Ricardo de Almeida 
                          
                         |