Oeste selvagem , de Robert Altman

Buffallo Bill and the indians or Sitting Bull's history lessons, 1976

Uma das frases mais marcantes de toda a história dos westerns está em O homem que matou o facínora de John Ford :"Quando a lenda supera a realidade, imprime-se a lenda". A mitologia dos desbravadores das fronteiras durante a ocupação do território americano correu mundo através do cinema, mas antes disso foi popularizada no imaginário dos EUA, sob a forma de histórias contadas por escritores, jornalistas ou mesmo espertalhões (lembrem-se do personagem interpretado por Saul Rubineck em Os imperdoáveis). Uma das figuras emblemáticas desta mitologia é William F. Cody, conhecido sob a alcunha de Buffalo Bill, notório caçador e matador de índios, que serviu de personagem a diversos filmes. A real dimensão de seus feitos é incerta, mas no filme em questão, a segunda incursão de Robert Altman pelo universo do velho oeste (a primeira foi McCabe & Mrs. Miller, de 1971), Bill (Paul Newman) não passa de uma farsa, divulgada por um "criador de lendas" (Burt Lancaster) e que ainda em vida explorou sua própria popularidade. É óbvio que não poderíamos esperar de Altman, um artista com uma visão extremamente crítica e iconoclasta, um retrato puramente heróico do personagem

O filme se passa em 1885, quando se aproxima a virada para o século XX e já começa a não mais existir espaço para o caubói desbravador e a lei da pistola que fala mais forte, o que foi também o tema de outro excelente trabalho lançado no mesmo ano, O último pistoleiro de Don Siegel. Mas já se organizava a sociedade americana de consumo, e as histórias do oeste configuravam um produto já bastante divulgado e consumido. Então vemos Buffalo Bill como o principal nome de um espetáculo circense que, antecipando o que o cinema viria a fazer anos depois, encena e glorifica os feitos de vaqueiros e colonos, triunfando sobre o território inóspito e os índios belicosos, utilizando-se inclusive de figuras reais, como a atiradora Annie Oakley (Geraldine Chaplin). A ação se concentra no momento em que o circo recebe sua mais nova atração: o chefe Touro Sentado, responsável pelo massacre sofrido pelas tropas do general Custer.

Sua figura pouco parece contribuir para o desenvolvimento do espetáculo: o cacique é velho, baixinho, não fala inglês e sua primeira apresentação é marcada por vaias. Mas, ao mesmo tempo, sua perspicácia e sabedoria desconcertam Bill e toda a sua trupe. Claro que os brancos tentam explorar os índios à sua maneira, mas Touro Sentado, sempre acompanhado por um intérprete mestiço (Will Sampson), demonstra uma dignidade sem igual entre Bill e equipe, tendo se juntado ao show apenas por causa de um sonho onde vislumbrara a oportunidade de levar os anseios de seu povo ao presidente americano. Buffalo Bill e seus empresários (Kevin McCarthy e Joel Grey) praticamente perdem o controle sobre quase tudo em seu circo, que também antecipa o que viriam a ser os parques temáticos.

Altman imprime um clima de ironia que é plenamente captado pelo elenco. O Buffalo Bill de Newman é orgulhoso, autoritário, mas igualmente incompetente e impotente. Oeste selvagem não é somente um retrato sarcástico do velho oeste e seus personagens, mas ,como em quase toda a obra de seu diretor, da sociedade dos EUA como um todo. Composta por um bando de trouxas que adora ser enganado e acredita nas baboseiras que lhes são impostas, consome o que lhes é empurrado e que adora manifestações presepeiras, cheias de fanfarras e bandeirinhas, como já ficara caracterizado no filme anterior (Nashville, 1975). E que também não consegue engolir quando esta realidade é contestada. Daí o fracasso de público e crítica do filme quando de seu lançamento, justamente no ano do bicentenário da independência americana, prato cheio para patriotadas.

Seria oportuno um relançamento em VHS e DVD deste interessante mas pouco conhecido trabalho de Robert Altman, uma vez que as cópias disponíveis em vídeo foram editadas pela extinta Tec Home Video ainda na década de 80. Além disso, o filme não é apresentado na íntegra, pois apesar da embalagem anunciar 120 minutos de duração (guias de filme citam 125 minutos), temos uma metragem de apenas 1 hora e 40.

Gilberto Silva Jr