Listagem: John Carpenter

Mais que uma listagem dos filmes de John Carpenter lançados em VHS ou DVD no Brasil, procuramos comentar as várias opções disponíveis também no exterior, destacando as melhores edições de cada obra, individualmente. Todos os filmes de Carpenter, excetuando seu primeiro (o curta Warrior and the Demon) e Elvis (feito para a TV), estão disponíveis tanto no Brasil quanto no exterior. As edições em Laserdisc não foram incluídas. Segue a lista, em ordem cronológica (seguindo o ano de produção):

Dark Star (1973)
A estréia de John Carpenter na direção de longas se deu com esta mistura de sátira e ficção científica. Inicialmente um filme de estudantes, Dark Star acabou ganhando lançamento comercial com a inclusão de 15 minutos filmados pelo próprio Carpenter. As duas versões (com durações de 68 minutos e 83 minutos) estão disponíveis na edição em DVD (região 1) da VCI Home Video, apresentadas em widescreen (1.85:1) e com nova mixagem em Dolby Digital 5.1. No Brasil, a Polevideo lançou o filme em VHS na versão comercial de 83 minutos.

Assault on Precinct 13 (1976)
Espécie de refilmagem do Rio Bravo de Hawks com elementos de A Noite dos Mortos Vivos de Romero, o segundo filme de Carpenter é um dos trabalhos-chave para se compreender seu cinema. Em DVD, Assalto à 13a DP está disponível no Brasil pela Continental (região 0; widescreen 2.35:1; DD 2.0 mono; trailer e notas de produção) e em região 1 pela Image (com um atrativo indispensável: uma trilha de comentários do diretor). Em VHS, saiu pelo selo Opção e anteriormente pela América Video (este último sob o estranho título Trovão das Ruas).

Halloween (1978)
Possivelmente seu filme mais popular, Halloween é a grande homenagem de Carpenter a dois mestres do horror (e referências fundamentais em sua obra): Hitchcock (Psicose) e Dario Argento (Suspiria). A popularidade do filme se reflete na infinidade de versões disponíveis para entretenimento caseiro. Não percam a conta: em DVD, a Anchor Bay lançou 4 edições diferentes: (1) a mais antiga, sem especificação regional, cuja versão foi retirada do master da Criterion Collection quando do lançamento em laserdisc (sem os extras do LD); (2) uma edição dupla, limitada em 30.000 cópias, do filme restaurado incluindo um novo transfer (com certificado THX) em widescreen anamórfico (2.35:1) e full frame (1.33:1), com mixagens em Dolby Digital 5.1, 2.0 stereo e uma reprodução da trilha original em mono; extras: um making of (Halloween Unmasked 2000), galerias de fotos e cartazes, trailers de cinema, spots de TV e rádio e filmografias; esta edição inclui a versão realizada para a TV com um acréscimo de 10 minutos em relação ao filme original; (3) uma edição igual à anterior, excetuando o segundo disco com a versão televisiva; (4) apenas a versão televisiva. As três últimas edições são codificadas para região 1. Como se não bastasse, há rumores de que a Criterion Collection venha a lançar o filme em DVD neste ano ou no próximo, aproveitando os extras de sua edição em laserdisc (comentários de Carpenter, Debra Hill e Jamie Lee Curtis; trilha musical isolada, etc.).
No Brasil, duas versões em DVD, ambas sem codificação regional e apresentadas em letterbox: uma lançada pela Continental, outra vendida em bancas, encartada na revista Set Terror e Ficção. Em VHS, duas opções: uma edição antiga da VideoBan e outra da Reserva Especial.

Someone's Watching Me (1978)
Thriller realizado para a TV a cabo, um dos trabalhos menos conhecidos de Carpenter. Disponível somente em VHS no Brasil pela Warner sob o título Alguém me Vigia. A conferir.

The Fog (1980)
Uma das obras máximas do cineasta, The Fog foi lançado em DVD somente em região 2, PAL, na Alemanha e na França. As edições não parecem muito atraentes (ambas em letterbox, porém em mono -- na edição francesa, não é possível remover as legendas; na alemã não há opção de ouvir o áudio original em inglês). Melhor esperar uma melhor apresentação (quem sabe uma que inclua a trilha de comentários gravada para o laserdisc da New Line). Até lá, quem quiser pode se contentar com a cópia em VHS da Globo Video. O título é A Bruma Assassina.

Escape from New York (1981)
Primeira parte de uma trilogia ainda incompleta (falta a terceira parte: Escape from Earth), Fuga de Nova Iorque marca o início da parceria com Kurt Russel (com quem havia realizado Elvis para a TV). Ele interpreta Snake Plissken, herói do futuro (1997!) a quem é atribuída a missão de resgatar o presidente norte-americano de uma prisão de segurança máxima (Nova Iorque). Disponível numa cópia pobre em DVD (região 1) pela MGM (ainda que possibilite ao espectador escolher entre a versão em widescreen e outra em full frame). Fãs aguardam o lançamento de uma edição melhor, de preferência uma que inclua uma lendária sequência de abertura (da qual algumas imagens podem ser vistas na edição lançada no Reino Unido -- região 2) ou ainda a trilha de comentários gravada por Carpenter para a edição em laserdisc da New Line. No Brasil, três edições em VHS: uma da Opção, outra da Globo e uma mais recente da Flashstar.

The Thing (1982)
A obra-prima de Carpenter, refilmagem de O Monstro do Ártico (1951) de Christian Nyby e Howard Hawks, recebeu um tratamento formidável para o lançamento em DVD. A Columbia/Universal lançou O Enigma do Outro Mundo em uma edição de colecionador em letterbox (2.35:1), com áudio em DD 5.1, incluindo um longo making of ("Terror takes shape"), uma galeria de fotos com storyboards e arte original, e o melhor: uma excelente trilha de comentários com Carpenter e Kurt Russel. Disponível em região 4, entre outras. Em VHS, saiu pela CIC Video.

Christine (1983)
Adaptação para o cinema do romance de Stephen King. A edição em DVD traz versões em widescreen e full frame, uma de cada lado do disco (as edições para as regiões 1 e 4 são iguais). Em VHS, fitas da LK-Tel e Warner.

Starman (1984)
Misto de ficção científica e romance, Starman recebeu a pecha de "ET para adultos" na época de seu lançamento. Starman é muito mais que isso, e também o filme mais sentimental de Carpenter. Disponível em DVD (região 1) pela Columbia numa edição que conta com opções em widescreen e full frame. Em VHS no Brasil, lançamento da LK-Tel/Columbia com o subtítulo O Homem das Estrelas.

Big Trouble in Little China (1986)
Grande homenagem do cineasta aos seriados de aventura e ao gênero wu xia pian (em especial as fantasias de Tsui Hark), Aventureiros do Bairro Proibido virou um clássico da sessão da tarde. Além da tônica infanto-juvenil, trata-se de um dos seus filmes mais criativos visualmente. A Fox adiou o lançamento da excelente edição em DVD duplo no Brasil, que apresenta o filme em widescreen anamórfico, trilhas em Dolby Digital e DTS, e inclui comentários de Carpenter e Kurt Russel, um making of e mais um punhado de informações adicionais. Por enquanto, só para região 1. Em VHS, a cópia é da Abril Video/Fox.

Prince of Darkness (1987)
Ciência versus sobrenatural em mais uma história de possessão filmada por Carpenter. O Príncipe das Sombras está disponível em DVD região 1 pela Image (widescreen anamórfico e DD 2.0) e em VHS nas cópias da LK-Tel e da Flashstar.

They Live (1988)
Uma das obras mais cultuadas do cineasta, Eles Vivem discorre sobre a paranóia americana em sua versão conflito de classes. Carpenter demonstra pleno domínio da narrativa na construção de sua alegoria anti-yuppie. Codificado para região 1, o DVD da Image apresenta o filme em widescreen anamórfico e trilha em DD 2.0. Em VHS, procurar a cópia da LK-Tel/20-20 Vision.

Memoirs of an Invisible Man (1992)
Realizado para um grande estúdio sem a costumeira e tão prezada liberdade de criação, Memórias de um Homem Invisível, adaptação do livro de H. F. Saint, com dois astros da época encabeçando o elenco (Chevy Chase e Daryl Hannah), foi um dos maiores fracassos da carreira de Carpenter. Há de se notar que trata-se de um bom filme, com uso invulgar dos efeitos digitais. Somente em VHS, pela Warner.

Body Bags (1993)
Neste filme em episódios realizado para a TV a cabo norte-americana, as duas primeiras histórias são dirigidas por Carpenter ("The Gas Station" e "Hair"). O último ("Eye") fica por conta de Tobe Hooper. Lançado em DVD (região 1) pela Artisan e em VHS no Brasil pela Mundial (com o título Trilogia do Terror). A conferir.

Village of the Damned (1995)
Carpenter imprime um rigor de classicismo nesta refilmagem de A Aldeia dos Amaldiçoados (1960), de Wolf Rilla. Partindo de uma ficção calcada na paranóia anti-comunista dos anos 50, o cineasta inscreve um clássico tema do horror que lhe é muito caro (a possessão) numa parábola que ataca formas de autoritarismo, a hipocrisia da sociedade norte-americana e a intolerância. Em DVD, A Cidade dos Amaldiçoados ganhou uma edição simples (tanto em região 1 quanto 4) da Columbia/Universal, com excelente qualidade de imagem (widescreen anamórfico) e som (DD 5.1). A CIC lançou em VHS.

In the Mouth of Madness (1995)
Fantasia de horror inspirada nos universos literários de H. P. Lovecraft e do noir, À Beira da Loucura representa, sem dúvida, um dos momentos mais felizes da carreira de Carpenter. Disponível somente em VHS no Brasil (pela Video Company), existe uma edição em DVD para região 1 com comentários do diretor e do fotógrafo Gary B. Kibbe. Esta edição da New Line permite ao espectador escolher entre as versões widescreen e full frame.

Escape from L. A. (1996)
Segunda parte da trilogia de Snake Plissken. Já sugeriram que Fuga de Los Angeles está para o primeiro filme assim como El Dorado está para Rio Bravo na carreira de Hawks. É uma noção correta, embora não leve em conta as razões profundas desta revisita, algo sugeridas no discurso final de Plissken ("Quanto mais mudam, mais as coisas continuam as mesmas"). Em DVD (somente para região 1), edição simples da Paramount em widescreen. A CIC lançou o VHS por aqui.

Vampires (1998)
Ecos de Hawks e Peckinpah atravessam esta visita de Carpenter aos cenários mitológicos do Novo México. Nem tanto um filme de horror mas um verdadeiro western, Vampiros adiciona ao rol de anti-heróis carpenterianos o caçador de vampiros Jack Crow (interpretado pelo grande James Woods), personagem-síntese do universo do realizador. Em DVD (região 1 e 4) e VHS, o filme foi distribuído pela Columbia. Em DVD temos como atrativos uma trilha com comentários do diretor, galeria de fotos, som DD 5.1 e widescreen anamórfico (ou 4x3 para quem desprezar a excelente utilização do CinemaScope). O DVD alemão (r.2) traz um making of de 25 minutos e uma trilha DTS, mas não tem a trilha de comentários.

Ghosts of Mars (2001)
Estreando este mês nos cinemas, o tema do último filme de Carpenter sugere um retorno à atmosfera claustrofóbica de The Thing e Assault on Precinct 13. O lançamento do DVD em região 1 pela Columbia apresenta o filme em widescreen anamórfico e som DD 5.1. Como extras, uma trilha com comentários do diretor e da atriz Natasha Henstridge, desconstrução dos efeitos digitais, um video-diário ("Red Desert Nights") e material sobre a composição da trilha sonora. Em região 4, podemos esperar um lançamento idêntico até o fim do ano.

Fernando Verissimo