Editorial![]() ![]() Filme respirando para liberar ácido acético: para que os filmes existam, é preciso primeiro preservá-los. Estamos conseguindo fazê-lo? Artigos e amplo painel. |
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Alguma coisa acontece na preservação. Pela primeira vez no Brasil existe um projeto nacional de banco de dados, preservação e restauração capitaneado pelas duas grandes instituições de guarda no país (CInemateca Brasileira e Cinemateca do MAM) e ainda um censo, destinado a recuperar e traçar o paradeiro de diversas cópias de filmes em propriedades de familiares e colecionadores. A partir daí, perguntamos: Como vão os filmes?, Que pontos de vista estão em jogo quando se fala "restauração"? Esse processo funciona a contento no Brasil? Para quem? Espécie de inventário que nos parece necessário fazer, no momento em que o ramo está em ebulição, tanto pelo trabalho das cinematecas quanto pelo clamor público (sempre ambíguo) que exige "cópias restauradas" em DVD ou no cinema. Fala-se a mesma língua? Pesquisemos. Fechando o ano, o tradicional panorama do curta-metragem nacional proporcionado pela Mostra Curta Cinema, que esse ano também veio cheia de atrações memoráveis, como as pérolas Pikoo de Satyajit Ray e Câmera de David Cronenberg. 2001 termina em Contracampo também como um ciclo, pois é a última edição que fazemos nesse modelo. 2002 espera renovação, em seções, em colaborações, em diversas alterações que pretendemos fazer para dar uma dimensão sempre mais completa do universo do cinema, indo desde a análise extensiva e atenta até os debates e as informações de último minuto. Boas festas. Ruy Gardnier |
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