Sob
a Luz do Luar,
de Reza Mir-Karimi
Ziré nouré
mâh, Irã/França, 2001
Dentro do panorama
do cinema iraniano, este filme tem inúmeros pontos positivos que
o diferenciem da produção em geral. Talvez o principal deles
seja a coragem de tratar diretamente da questão religiosa, penetrando
com um olhar bastante crítico e irônico (num tom de ironia
pouquíssimo visto no cinema iraniano recente) no dia a dia do ensino
religioso, da formação dos "mulás". Outro ponto é
o retrato de um Irã urbano, no seu lado miserável, com a
presença de roubos, drogas e população de rua. A
união destes dois olhares já valeriam a ida ao filme, porque
permitem uma primeira impressão destes temas.
Infelizmente, o diretor
vai pouco longe depois de constatada esta sua coragem, porque muito preso
ao que há de mais grave em "boas intenções". Seu
personagem principal beira o assistencialismo mais chinfrim, e isso é
o menos grave. O pior mesmo é tentar corporificar nele o olhar
do espectador, colocando-o numa posição de espectador dos
fatos, com vários planos de sua contemplação com
um olhar que parece nos dizer "Nossa, que realidade..." É esta
segunda instância de observação (sendo a câmera
a primeira) que acaba tornando o filme óbvio, piegas, e muito pouco
ousado, apesar de todos os encaminhamentos interessantes no viés
religioso. Com isso, um filme que poderia ser revelador e surpreendente,
fica só informativo e repetitivo. Melhor do que a média,
mas abaixo de suas possibilidades, o que é sempre negativo.
Eduardo Valente
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