Sob a Luz do Luar,
de Reza Mir-Karimi


Ziré nouré mâh, Irã/França, 2001

Dentro do panorama do cinema iraniano, este filme tem inúmeros pontos positivos que o diferenciem da produção em geral. Talvez o principal deles seja a coragem de tratar diretamente da questão religiosa, penetrando com um olhar bastante crítico e irônico (num tom de ironia pouquíssimo visto no cinema iraniano recente) no dia a dia do ensino religioso, da formação dos "mulás". Outro ponto é o retrato de um Irã urbano, no seu lado miserável, com a presença de roubos, drogas e população de rua. A união destes dois olhares já valeriam a ida ao filme, porque permitem uma primeira impressão destes temas.

Infelizmente, o diretor vai pouco longe depois de constatada esta sua coragem, porque muito preso ao que há de mais grave em "boas intenções". Seu personagem principal beira o assistencialismo mais chinfrim, e isso é o menos grave. O pior mesmo é tentar corporificar nele o olhar do espectador, colocando-o numa posição de espectador dos fatos, com vários planos de sua contemplação com um olhar que parece nos dizer "Nossa, que realidade..." É esta segunda instância de observação (sendo a câmera a primeira) que acaba tornando o filme óbvio, piegas, e muito pouco ousado, apesar de todos os encaminhamentos interessantes no viés religioso. Com isso, um filme que poderia ser revelador e surpreendente, fica só informativo e repetitivo. Melhor do que a média, mas abaixo de suas possibilidades, o que é sempre negativo.

Eduardo Valente