'R
Xmas,
de Abel Ferrara
'R Xmas, EUA, 2001
Uma apresentação
de final de ano de um auto de natal na escola. Pais orgulhosos se amontoam
para assistir seus filhos. Uma câmera doméstica registra
a menina que, em nome de todos seus colegas, transmite uma mensagem de
paz. Ela, em seguida, sai com seus pais para andar de carruagem por Nova
York e passear por um shopping. Enquanto pede para o Papai Noel uma boneca
de natal, seu pai tenta subornar, em vão, uma funcionária
de uma grande loja de brinquedos para lhe vender a última boneca,
já vendida.
Uma família
dentro dos padrões de vida americana. Uma família estrangeira,
da República Dominicana, totalmente inserida e bem aceita na sociedade
no qual vivem. Partilham dos hábitos e dos símbolos de consumo,
sua filha estuda em uma escola particular, seu carro é um BMW novinho.
Uma família normal, uma família extremamente unida. Os pais,
jovens, se amam e não tem conflitos e trabalham juntos em uma empresa
familiar:
O tráfico de
drogas. O conflito central do filme é o seqüestro do pai em
plena véspera de Natal. Policiais corruptos querem muito dinheiro
em vinte minutos e mais: que o patriarca deixe de vender drogas, que deixe
de fazer mal a jovens consumidores.
A serenidade do pai
contrasta com a violência a qual ele é submetido. O agente
da violência, no filme, é a polícia corrupta. Ela
o espanca enquanto espera pelo resgate.
Sua mulher tem que
articular sozinha o resgate. Em um momento em que todos que poderiam ajudá-la
estão fora da cidade. Como ela consegue não importa, Abel
Ferrara faz um filme sobre traficantes que vai muito além das representações
comuns deste tipo no cinema atual. Nada que nos lembre o traficante violento
e solitário de filmes como Pusher, que está no Festival,
ou como outros de já clássicos do gênero como Pulp
Fiction e Transppoting. Esse traficante é capaz de formar
uma família equilibrada e inserida na sociedade que ele escolheu
para viver. Nada de pessoas alcoólatras e drogadas nada de pessoas
explosivas, fora do controle. A droga é quase como um trabalho
qualquer, uma forma de ganhar um dinheiro para viver. Pessoas que não
se vêem trabalhando em outra coisa, sem formação universitária.
Imigrantes que, talvez, jamais teriam este padrão de vida se trabalhassem
com algo legal nos EUA.
Sua mulher faz de
tudo para ter seu marido de volta. Para que, sobretudo, sua filha não
descubra o que seu pai faz, o seu envolvimento com algo condenado moral
e legalmente.
Apesar do envolvimento
com drogas, há uma tentativa, por parte dos pais da menina, de
se cultivar determinados valores morais. Valores religiosos de divisão
de riqueza (símbolos religiosos estão constantemente presentes
na cenário da casa). O casal é responsável por ajudar
inúmeras famílias de seu país que passam dificuldades
nos EUA. Pagam formação universitária, ajudam nas
despesas cotidianas. Bem feitores homenageados pela comunidade da República
Dominicana.
Ferrara nos traz uma
visão um pouco mais humanizada da questão do tráfico
de drogas. É claro que não podemos esquecer da violência
que envolve a questão. Mas em um momento de Natal ela pode ser
deixada para depois. Problemas podem ser esquecidos para que a menina
ganhe sua boneca, para que a família tenha momentos de alegria,
de despreocupação. E esse filme é, sobretudo, sobre
um momento de celebração religioso, um momento de intervalo
do cotidiano.
Com certeza 'R
Xmas é um filme que ganha muita força se comparado com
a produção atual de cinema que tematiza o tráfico
de drogas. Consegue fugir ao mesmo tempo das normas de violência
embutidas neste gênero e de tentativas de uma visão totalizante
da questão (a exemplo de Trafic). Um olhar sensível
que não relega à droga um espaço necessariamente
de submundo nem de gueto. Ela está muito mais perto de todos. Ela
está na classe média/alta, não só no consumo.
A droga como uma das tentativas de se fazer parte de algo maior que o
indivíduo, de se inserir nas regras do jogo. Ou você acha
que um traficante mora no morro?
Marina Meliande
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