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Pois é, o mais incrível é que mesmo após dois anos com quase 400 títulos no Rio e 180 em São Paulo, ainda assim o cinólatra brasileiro continua sem ver alguns dos filmes mais importantes que o cinema mundial realizou nos últimos anos. O lado bom desta constatação é perceber que se, com a oferta que temos hoje, ainda temos uma grande demanda, que dirá há dez ou quinze anos... O lado ruim é que precisamos questionar as seleções das mostras que nos trazem inúmeros títulos inexpressivos, e mesmo assim não conseguem exibir alguns filmes relevantes como estes. Muitas vezes, é verdade, isso não é culpa dos organizadores, mas simplesmente uma dificuldade na negociação com os produtores. O mais preocupante é quando vemos verdadeiras pérolas inesperadas e desconhecidas, e paramos para pensar quantas outras perdemos a cada ano, e nem imaginamos. O sonho do "cinéfilo total" que a tudo assiste, torna-se mais e mais inatingível à medida em que aumenta a produção mundial. Esta lista de filmes que nos falta ver, devemos destacar, é uma lista incompleta, pois como os filmes não foram vistos, devemos nos balizar por comentários ou nomes conhecidos. Há certamente mais uma série de filmes importantes dos quais nunca ouvimos falar e que não chegaram até aqui. Também é importante frisar que para fins desta listagem, consideramos o Festival do Rio e a Mostra de SP como um fenômeno só, ou seja, cada uma das cidades perdeu também uma série de filmes que só foi exibida na outra. Sobre estes filmes tratamos no artigo "5 Anos de Motivos para ir ao Rio E SP", na cobertura da Mostra de São Paulo. Passando direto à listagem, que é o importante aqui: De Cannes 2000, não nos chegaram os seguintes filmes:
De Veneza 2000, não chegaram aos festivais:
Nenhum destes filmes é impossível de ser exibido no futuro, afinal historicamente alguns filmes destes festivais nos chegam em anos posteriores, com foi o caso de O Estranho, Cradle Will Rock e Rosetta, todos exibidos nos festivais aqui em 2000, e que passaram em Cannes em 1999. Especialmente no que diz respeito à Veneza, os números totais de filmes efetivamente exibidos aqui no Brasil chega a impressionar, se consideramos que o Festival acontece pouco mais de um mês antes dos nossos. Para se falar em números, 12 dos 19 filmes em competição em Veneza 2000 passaram no Brasil. Para termos uma idéia, 14 dos 18 filmes de 99 passaram aqui, mas destes 5 foram exibidos em 2000. De Cannes, 14 dos 23 filmes em competição passaram. E, o mais importante, não ficaram faltando nenhum dos principais premiados (Leão ou Palma de Ouro) como aconteceu no ano passado com Rosetta. Mais preocupante são os filmes de Cannes 1999 que continuam inéditos, e que agora, dois anos depois, começam a tornar-se difíceis de serem considerados para exibição. Entre estes as grandes ausências são:
Há, porém, outros títulos que não nos chegaram e que são preocupantes por não terem esta "chancela" dos maiores festivais do mundo. Aí vão alguns:
Outra fonte interessante, e talvez a mais desesperadora para o cinéfilo total, é a lista de filmes indicados pelos países para concorrer ao Oscar de filme estrangeiro. Claro que alguns destes filmes podem ser extremamente desinteressantes pelo perfil dos indicados ao prêmio, mas sem dúvida, outros tantos devem ser filmes no mínimo curiosos. Esta semana foi divulgada a lista dos 46 indicados para 2001, e deles 15 foram exibidos nos festivais brasileiros, entre os quais (para se ver o nível de interesse que os outros possam ter) In the Mood for Love, Chunyang, Canções do Segundo Andar, Tempo de Embebedar Cavalos. Claro que, já tendo visto alguns dos filmes, ao lermos os nomes de Peppermint, Quebrando o Silêncio, Fama Para Todos, percebemos que nem todos os perdidos devem ser lamentados. Mas, entre os outros 31, certamente estão filmes que mereceriam destaque. Como não há informações específicas à disposição, só os títulos, pelos diretores podemos destacar como ausências principais dois filmes:
Claro que, no escuro, é difícil apostar nos filmes do Nepal, Argélia ou Equador, mas sabe-se lá... Para comparação, dos 45 filmes indicados em 2000, 22 passaram no Brasil, a maioria só em festivais, e de 1999, 18 dos 44. Destes dois anos há omissões imperdoáveis como:
Além de seguidas ausências de cinematografias interessantes, como a holandesa, chinesa, taiwanesa, sueca. Aliás, esta última tem um exemplo raro, de filme que chegou a ficar entre os 5 indicados ao Oscar, em 2000, e não ser exibido aqui. É um de dois casos nos últimos anos:
Pois é, listamos até agora 38 filmes. Isso significa que, se não houvesse a enxurrada de filmes que teremos até o ano que vem, já teríamos aí uma bela lista de títulos para os festivais, isso só entre os mais conhecidos, como frisamos. A verdade é que o sonho do "cinéfilo total" é inatingível. E que, mesmo com os filmes exibidos aqui, não damos conta de vê-los todos. Então, para que pensar muito nisso, a não ser para polemizar? O fato é que o medo de cada um é que alguns dos seus favoritos pessoais tornem-se aqueles mitos de filmes nunca exibidos no Brasil. Eu, pelo menos, posso citar três que me assombram a alguns anos, assim como a muitos. E, se após já uns bons anos sem vê-los a vida continua, é sinal de que vai continuar também sem todos estes outros... Mas isso não impede o cinólatra de sonhar e desejar. Afinal, como disse uma vez o jornalista Arthur Dapiéve, tudo isso faz parte da paranóia de acreditar que a Verdade seria encontrada naquele um fotograma, um filme, não visto. No meu caso:
A vida continua... E até 2001! Quem sabe não zeramos as ausências? (filosoficamente impossível...) Eduardo Valente |
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