Terra, de Aleksandr
Dovjenko
Qual a relevância de se elaborar
um cânon? De que critérios devemos nos servir para selecionar
as obras que irão constituí-lo? São problemas que,
acredito, sempre aparecem quando nos vemos diante de qualquer lista
de obras fundamentais da literatura, da pintura, do teatro, da arquitetura
e, naturalmente, do cinema; e creio que é precisamente no entrelaçamento
das duas questões que se apresenta a maior das dificuldades.
Devo, portanto, dizer que considero
de sobejo discutível a importância de se realizar semelhante
empreitada, justamente pela absoluta inexistência de critérios
objetivos de orientação. Nenhum dos procedimentos críticos
que porventura venhamos a adotar – valor histórico, estético,
cultural, social, mercadológico, etc. – está isento de
consideráveis elementos subjetivos. A própria noção
de valor não se constitui numa categoria analítica
rigorosa: algo que hoje é considerado genial pode estar destinado,
décadas ou séculos mais tarde, ao mais sombrio olvido.
Qualquer enunciado que, dessa maneira, envolva juízos de valor
em sua formulação estrutural está, de antemão,
condenado a se configurar como forma de conhecimento subjetivo.
Todavia, é inegável o
fascínio, o frívolo deleite que experimentamos ao elaborar
tais cânones. Desfrutamos, talvez, algo do prazer caprichoso de
Minos, o severo juiz que preside o Tribunal dos Infernos, cujas sentenças
inapeláveis determinam o destino final das almas humanas; do
mesmo modo, ao prepararmos um cânon, somos os senhores implacáveis
do destino histórico de livros, quadros ou filmes: podemos, com
um simples golpe de pena, alçá-los aos píncaros
da glória ou relegá-los às trevas do esquecimento.
Tendo em vista este fútil mas
irrecusável prazer, proponho aos leitores de Contracampo uma
lista dos 110 filmes mais importantes da história do cinema.
O único critério que utilizei na preparação
deste cânon foi de todos o mais leviano: meu estrito gosto
pessoal. Mas reparem: muito embora seja o mais leviano dos critérios,
é também, a meu juízo, o mais seguro deles, pois
se controle algum exerço sobre entidades altaneiras como a importância
histórica ou artística de uma obra, ao menos
posso dispor livremente da paleta de minhas idiossincrasias.
Se o conjunto de minhas escolhas, preconceitos
e tolices não pretendo, por conseguinte, discutir, estou disposto,
de bom grado, a apresentar ao eventual leitor algumas explicações
preliminares. A lista está dividida da seguinte maneira: 10 filmes
para o período que vai de 1895 a 1919; 10 filmes por decênio
para as décadas de 30, 40, 50, 70, 80 e 90; e, finalmente, 40
filmes (20 por decênio) para as décadas de 20 e 60. A ênfase
dada aos anos 20 e 60 é também uma mera idiossincrasia
pessoal; são, a meu ver, os decênios que concentram o que
se produziu de melhor na história da sétima arte, com
o apogeu, nos anos 20, do cinema soviético, do expressionismo
alemão e do cinema de avant-garde francês e, nos
anos 60, do cinema italiano e da nouvelle vague francesa; temos,
sobretudo, o privilégio de encontrar, nestas duas décadas,
as obras-primas dos grandes gênios do cinema: Dreyer, Murnau,
Eisenstein, Buñuel, Vertov, Pudovkin, Dovzhenko, Welles, Bergman,
Antonioni, Resnais, Godard, Glauber.
Como fatalmente ocorre com todo cânon
que se preza, espero que este também suscite muitas controvérsias.
Se, por um lado, gigantes de inquestionável grandeza nele estão
generosamente representados, tais como Godard, Eisenstein, Dreyer e
Buñuel, mestres de igual magnitude, como Von Stroheim, Bresson,
Ozu ou Hitchcock, não foram, por sua vez, contemplados uma única
vez sequer. Como, no entanto, esta lista é a expressão
exata de minha subjetividade, não posso ser acusado de cometer
injustiças absurdas, imprecisões históricas grosseiras
ou de ignorar filmes fundamentais, mas tão somente de ter um
péssimo gosto. Bem, de resto espero que todos leiam com cuidado
a relação de filmes e diretores escolhidos, e que depois
externem fervorosamente sua indignação. Muito obrigado.
De 1895 até 1919
1 - Das Kabinett des Doktor
Caligari (1919), Alemanha, 52 min, mudo, P&B - Robert Wiene
2 - Intolerance (1916), EUA, 175 min, mudo, P&B - David Wark
Griffith
3 - La Folie Du Docteur Tube (1915), França, 15 min, mudo,
P&B - Abel Gance
4 - Der Student von Prag (1913), Alemanha, 60 min, mudo, P&B
- Stellan Rye and Paul Wegener
5 - Blade af Satans Bog (1919), Dinamarca, 165 min, mudo, P&B
- Carl Theodor Dreyer
6 - Le Voyage Dans la Lune (1902), França, 14 min, mudo,
P&B - Georges Méliès
7 - Vagabond (1916), EUA, 20 min, mudo, P&B - Charles Chaplin
8 - A Dog's Life (1918), EUA, 30 min, mudo, P&B - Charles
Chaplin
9 - Les Filles du Diable (1903), França, 12 min, mudo,
P&B - Georges Méliès
10 - L’Arroseur Arrosé (1895), França, 1 min, mudo,
P&B - Louis Lumière
Década de 20
1 - Oktyabr (1927),
URSS, 103 min, mudo, P&B - Sergei Eisenstein
2 – La Passion de Jeanne D’Arc (1928), França, 77 min,
mudo, P&B - Carl Theodor Dreyer
3 - Nosferatu - eine Symphonie des Grauens (1922), Alemanha,
63 min, mudo, P&B - Friedrich Wilhelm Murnau
4 - Zvenigora (1928), URSS, 73 min, mudo, P&B - Aleksandr
Dovzhenko
5 - Bronenosets Potenkim (1925), URSS, 65 min, mudo, P&B
- Sergei Eisenstein
6 - La Chute de la Maison Usher (1928), França, 48 min,
mudo, P&B - Jean Epstein
7 - Tchevolek’s Kinoapparatom (1929), URSS, 69 min, mudo, P&B
- Dziga Vertov
8 - Doktor Mabuse der Spieler (1922), Alemanha, 120 min, mudo,
P&B - Fritz Lang
9 - Paris Qui Dort (1924), França, 60 min, mudo, P&B
- René Clair
10 - Potomok Chingis-Khana (1928), URSS, 70 min, Silent, P&B
- Vsevolod Pudovkin
11 - Körkarlen (1920), Suécia, 89 min, mudo, P&B
- Victor Sjöstrom
12 - Konets Sankt-Peterburga (1927), URSS, 75 min, mudo, P&B
- Vsevolod Pudovkin
13 - Entr'acte (1924), França, 21 min, mudo, P&B -
René Clair
14 - Rhythmus 21 (1921), Alemanha, 15 min, mudo, P&B - Hans
Richter
15 - Faust (1926), Alemanha, 117 min, mudo, P&B - Friedrich
Wilhelm Murnau
16 - Stachka (1924), URSS, 82 min, mudo, P&B - Sergei Eisenstein
17 - Le Retour à la raison (1923), França, 5 min,
mudo, P&B - Man Ray
18 - Der Golem (1920), Alemanha, mudo, P&B - Paul Wegener
19 - Aelita (1924), URSS, 113 min, mudo, P&B - Yakov Protazanov
20 - Neobychainye Priklyucheniya Mistera Vesta v Strane Bolshevikov
(1924), URSS, 88 min, mudo, P&B - Lev Kuleshov
Década de
30
1 - Zemlya (1930),
URSS, 57 min, mudo, P&B - Alexander Dovzhenko
2 - Aleksandr Nevskiy (1938), URSS, 107 min, P&B - Sergei
Eisenstein
3 - Entuziasm:Simfoniya Donbasa (1930), URSS, 67 min, P&B
- Dziga Vertov
4 - Vampyr - Der Traum des Allen Grey (1931), França /
Alemanha, 75 min, P&B - Carl Theodor Dreyer
5 - Tri Presni o Lenine (1934), URSS, 62 min, P&B - Dziga
Vertov
6 - La Grande Illusion (1937), França, 111 min, P&B
- Jean Renoir
7 - M (1931), Alemanha, 105 min, P&B - Fritz Lang
8 - Zéro de Conduite (1933), França, 49 min, P&B
- Jean Vigo
9 - La Règle du Jeu (1939), França, 110 min, P&B
- Jean Renoir
10 - Limite (1931), Brasil, 120min, mudo, P&B - Mário
Peixoto
Década de
40
1 - Vredens Dag (1943),
Dinamarca, 97 min, P&B - Carl Theodor Dreyer
2 - Orphée (1949), França, 95 min, P&B - Jean
Cocteau
3 - La Belle et La Bête (1946), França,120min, P&B
- Jean Cocteau
4 - La Nuit Fantastique (1942), França, 87 min, P&B
- Marcel L’Herbier
5 - Les Visiteurs du Soir (1942), França, 118 min, P&B
- Marcel Carné
6 - Ivan Grozny I (1944), URSS, 96 min, P&B - Sergei Eisenstein
7- Citizen Kane (1941), EUA, 119 min, P&B - Orson Welles
8 - The Third Man (1949), GB, 104 min, P&B - Carol Reed
9 - Roma, Città Aperta (1945), Itália, 103 min,
P&B - Roberto Rosselini
10 - The Treasure of the Sierra Madre (1948), EUA,126 min, P&B-
John Huston
Década de
50
1 - Hiroshima Mon Amour
(1959), França / Japão, 88 min, P&B - Alain Resnais
2 - Ordet (1955), Dinamarca, 126 min, P&B - Carl Theodor
Dreyer
3 - Det Sjunde Inseglet (1956), Suécia, 96 min, P&B
- Ingmar Bergman
4 - Touch of Evil (1958 ), EUA, 108 min, P&B - Orson Welles
5 -À Bout de Souffle (1959), França, 90 min, P&B
- Jean-Luc Godard
6 - Smultronstället (1957), Suécia, 90 min, P&B
- Ingmar Bergman
7 - Paths of Glory (1957), EUA, 86 min, P&B - Stanley Kubrick
8 - Sunset Boulevard (1950), EUA, 110 min, P&B - Billy Wilder
9 - Les 400 Coups (1959), França, 97 min, P&B - François
Truffaut
10 - Othello (1952), Itália, 92 min, P&B - Orson Welles
Década de
60
1 - Weekend (1967),
França, 103 min, colorido - Jean- Luc Godard
2 - Terra em Transe (1967), Brasil, 105 min, P&B - Glauber
Rocha
3 - La Chinoise (1967), França, 95 min, colorido - Jean-Luc
Godard
4 - Alphaville (1965), França, 95 min, P&B - Jean-Luc
Godard
5 - Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), Brasil, 120 min, P&B
- Glauber Rocha
6 - L’Avventura (1960), Itália, 145 min, P&B - Michelangelo
Antonioni
7 - L’Anne Derniére a Mariembad (1961), França,
93 min, P&B - Alain Resnais
8 - El Angel Exterminador (1963), México, 95 min, P&B
- Luis Buñuel
9 - Le Procès (1963), Alemanha/Itália/França,
118 min, P&B - Orson Welles
10 - 2001: A Space Odyssey (1968), GB, 139 min, colorido - Stanley
Kubrick
11 - Vargtimmen (1968), Suécia, 88 min, P&B - Ingmar
Bergman
12 - Pierrot Le Fou (1965), França, 110 min, colorido
- Jean-Luc Godard
13 - La Notte (1961), Itália, 120 min, P&B - Michelangelo
Antonioni
14 - Simon del Desierto (1965), México, 45 min, P&B
- Luis Buñuel
15 - Personna (1966), Suécia, 81 min, P&B - Ingmar
Bergman
16 - Masculin-Feminin (1965), França, 103 min, P&B
- Jean-Luc Godard
17 – La Voie Lactée (1969), França, 102 min, colorido
- Luis Buñuel
18 - 8 1/2 (1963), Itália, 135 min, P&B - Federico
Fellini
19 - L’Armata Brancaleone (1966), Itália, 130 min, colorido
- Mario Monicelli
20 - O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro
(1969), Brasil, 100 min, colorido - Glauber Rocha
Década de
70
1 - Cria Cuervos (1975)
, Espanha , 97 min, colorido - Carlos Saura
2 - Le Fantôme de la Liberté (1974) - Itália
/ França, 104 min, Color - Luis Buñuel
3 - L'Hypothese Du Tableau Volé (1978), França,
66 min, P&B - Raúl Ruiz
4 - Der Leone Have Sept Cabecas (1970), Itália / França
/ Brasil, 103 min, colorido - Glauber Rocha
5 - Ana Y Los Lobos (1972), Espanha, 96 min, colorido - Carlos
Saura
6 - Apocalypse Now (1979), EUA, 153 min, colorido - Francis Ford
Coppola
7 - Le Charme Discret de la Bourgeoisie (1972), Itália
/ Espanha / França, 100 min, colorido - Luis Buñuel
8 - A Clockwork Orange (1971), GB, 137 min, colorido - Stanley
Kubrick
9 - Zabriskie Point (1970), EUA,112 min, colorido - Michelangelo
Antonioni
10 - The Last Picture Show (1971), EUA, 118, P&B - Peter
Bogdanovich
Década de
80
1 - A Idade da Terra
(1980), Brasil, 158 min, colorido - Glauber Rocha
2 - Stranger Than Paradise (1984), Alemanha Ocidental / EUA,
95 min, P&B - Jim Jarmusch
3 - Mon Oncle D’Amerique (1980), França, 123 min, colorido
- Alain Resnais
4 - The Cook, the Thief, His Wife and Her Lover (1989), GB /
França, 123 min, colorido - Peter Greenaway
5 - Liquid Sky (1982), EUA, 118 min, colorido - Slava Tsukerman
6 - The Company of Wolves (1984), GB, 95 min, colorido - Neil
Jordan
7 - Krotki Film o Zabijaniu (1987), Polônia, 84 min, colorido
- Krzysztof Kieslowski
8 - After Hours (1985), EUA, 97 min, colorido - Martin Scorcese
9 - Mephisto (1981), Hungria, 140 min, colorido - István
Szabó
10 - Blue Velvet (1986), EUA, 121min, colorido - David Lynch
Década de
90
1 - Underground (1995),
Iugoslávia / França / Alemanha / Hungria, 192 min, colorido
- Emir Kusturica
2 - JLG par JLG - Autoportrait de Decembre (1994), França
/ Suiça, 54 min, colorido - Jean-Luc Godard
3 - La Double Vie de Véronique (1991), França /
Polônia, 96 min, colorido - Krzysztof Kieslowski
4 - For Ever Mozart (1996), Suiça / França, 84
min, colorido - Jean-Luc Godard
5 - A Comédia de Deus (1995), Portugal / França
/ Itália / Dinamarca, 169 min, colorido - João César
Monteiro
6 - Trois Vies et une Seule Mort (1996), França, 124 min,
colorido - Raúl Ruiz
7 - Ça commence aujourd'hui (1999), França, 118 min, colorido
- Bertrand Tavernier
8 - Prospero’s Books (1991), GB / França, 129 min, colorido
- Peter Greenaway
9 - Généalogies d'un Crime (1997), França,
114 min, colorido - Raúl Ruiz
10 - He Liu (1997), Formosa, 115 min, colorido - Tsai Ming- Liang
Alfredo Rubinato